CASCÃO, NOSSO EMBAIXADOR DAS MÃOS LIMPAS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS PEDAGOGIAS CULTURAIS

Autores

  • Marcos Vinícius Silva Magalhães Universidade de Brasília
  • Lucas Pacheco Brum Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Cecilia Lorea Leite Universidade Federal de Pelotas
  • Sandra Monteiro Lemos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Pedagogias visuais/culturais, Cascão, Pandemia.

Resumo

Este texto, concebido inicialmente como o trabalho final de uma disciplina da pós-graduação em Educação, se configurou como um ensaio crítico-reflexivo diante de um estudo dos artefatos culturais criados pelo cartunista brasileiro Mauricio de Sousa. Assim, posicionado na vertente pós-estruturalista, o presente texto se insere no campo das Pedagogias Culturais e dos Estudos da Cultura Visual e, por meio de uma bricolagem, busca problematizar e traçar alguns apontamentos a partir das visualidades do personagem Cascão. Nesse sentido, o trabalho esteve voltado para uma análise inicial da pedagogia visual/cultural do personagem Cascão, criada para o contexto de enfrentamento à COVID-19. Desse modo, buscou-se discutir e criar alguns relevos sobre a potência pedagógica da imagem, que tem operado na cultura contemporânea e nos modos como a mesma tem produzido discursos de educação e formação de sujeitos e o descentramento das identidades.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Silva Magalhães, Universidade de Brasília

Doutorando em Artes Visuais (PPGAV/UnB) e professor efetivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Mestre em Arte Contemporânea (UnB) e especialista em Processos e Produtos Criativos (UFG).

Lucas Pacheco Brum, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Educação (PPGE/UFPel). Mestre em Arte Contemporânea (UnB) e especialista em Processos e Produtos Criativos (UFG).

Maria Cecilia Lorea Leite, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação (UFRGS) e professora associada da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel).

Sandra Monteiro Lemos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (UFRGS), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UERGS) e atualmente Vice-Reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Referências

AGAMCBEN, Giorgio. O que é um dispositivo. In: AGAMCBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Ed. Argos, 2009.

CAMOZZATO, Viviane Cardoso. Pedagogias do Presente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, nº. 2, p. 573-593, abr./jun. 2014.

CASCÃO tomou o primeiro banho há 30 anos; leia conto de Mauricio de Sousa. Folhinha, Folha de São Paulo, 18 jul. 2013. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/folhinha/2013/07/1312672-cascao-tomou-o-primeiro-banho-ha-30-anos-leia-conto-de-mauricio-de-sousa.shtml. Acesso em: 10 nov. 2020.

COSTA, Marisa, Vorraber. Sobre a Contribuição das Análises Culturais para a Formação de Professores no Início do Século XXI. Educar em Revista (Impresso), v. 37, n. 37, p. 129-152, ago./maio 2010.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

MIRZOEFF, Nicolas. Una introdución a la cultura visual. Barcelona: Editora Paidós, 2003.

GIROUX, Henry A.; MCLAREN, Peter L. Por uma pedagogia crítica da representação. In: SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antônio Flávio (Orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas culturais. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 144 -158.

HERNÁNDEZ, Fernando. A Cultura Visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 31-49.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

LARROSA, Jorge. Tecnologia do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. O sujeito da educação: estudos foucoultianos. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 35 - 86.

MARTINS, Raimundo. Metodologias visuais: com imagens e sobre imagens. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013, p. 83 - 95.

TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo. ENTREVIDAS DAS IMAGENS NA ARTE E NA EDUCAÇÃO. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Cultura das Imagens. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2012, p. 09 - 13.

SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

STEINBERG, Shirley R. Kindercultura: a construção da infância pelas grandes corporações. In: SILVA, Luiz Heron da; AZEVEDO, José Clóvis de; SANTOS, Edmilson Santos dos (Org.). Identidade Social e a Construção do Conhecimento. Porto Alegre: SMED, 1997, p. 98 - 145.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Silva Magalhães, M. V., Brum, L. P., Leite, M. C. L., & Lemos, S. M. (2021). CASCÃO, NOSSO EMBAIXADOR DAS MÃOS LIMPAS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS PEDAGOGIAS CULTURAIS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 997. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/997

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA CONCLUÍDA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)