Dança na Educação Infantil
Palavras-chave:
Palavras-chave, Dança, Licenciatura, Educação Somática, Criança, Educação InfantilResumo
Resumo: Apresenta-se o Projeto de Extensão “Dança na Educação Infantil”, da Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. É explicitada a metodologia de trabalho, os objetivos e como a Prática como Pesquisa (Practice as Research – PaR) orienta a produção de conhecimento. Espera-se que o projeto contribua na formação dos participantes, ampliando a vivência em Dança na Educação Infantil e explicitando os atravessamentos da Educação Somática na Dança com crianças.
Referências
BARTENIEFF, Imgard e LEWIS, Dori. Body movement – coping with the environment. New York: Routledge, 2002.
BOLT, Barbara; BARRETT, Estelle. Practice as research: approaches to creative arts enquiry. London: I. B. Tauris, 2010.
BONAMIGO E, CRISTÓVÃO V, KAEFER H, et al. Como ajudar a criança no seu desenvolvimento: sugestões de atividades para a faixa de 0 a 5 anos. Porto Alegre, Editora da Universidade, UFRGS, 1987.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
DAMASIO, Cláudia. A dança para crianças. In: PEREIRA, Roberto e SOTER, Silvia. Lições de Dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000.
FORTIN, Sylvie. “Educação Somática: Novo Ingrediente da Formação Prática em Dança”. Cadernos do GIPE-CIT, Estudos do Corpo, Salvador, n.2, p.40-55, fev.1999.
_____________. “Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança”. Pro-Posições, Vol. 9 N°2 (26), p.79-95, 1998.
LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. 5ª ed. São Paulo: Summus, 1978.
NELSON, Robin. Practice as research in the arts: principles, protocols, pedagogies, resistances. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2013.