“Encontros: caça aos tesouros-postais”: imbricações entre artes visuais e memória

Autores

  • Vanessa Cristina Dias UFPel
  • Cláudia Mariza Mattos Brandão UFPel

Palavras-chave:

Palavras-chave, Fotografia, Arte Postal, Memória.

Resumo

Resumo: O artigo se refere à discussão e apresentação dos resultados da intervenção artística “Encontros: Caça aos Tesouros-Postais” que propõe um diálogo entre fotografia, arte postal e memória. Trata-se de relacionar significativamente produção artística, patrimônio histórico e educação, com o objetivo de privilegiar a exploração poética da linguagem fotográfica, valorizando o exercício do olhar sensível, a aproximação dos espectadores do patrimônio histórico da cidade de Pelotas, e o contato com o objeto livro, cada vez mais virtualizado na contemporaneidade. Para tanto, os integrantes do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel, CNPq) registraram detalhes arquitetônicos da Bibliotheca Pública de Pelotas e da Livraria da UFPel, e transformaram algumas imagens em postais, que posteriormente foram “escondidas” em livros. Com a orientação de um mapa, os espectadores/participantes do “jogo” buscam os tesouros-postais e, posteriormente, os locais fotografados. A proposta, que está em sua 5ª edição, se estrutura a partir de teóricos como John Berger (1999), Vera Brandão (2008) e Rubem Alves (2005). Os resultados revelam que a curiosidade, o manuseio dos livros e a aproximação dos olhares de detalhes arquitetônicos, promovem um encontro lúdico com a história e a memória comunitária, estimulando novos modos de olhar o contexto vivencial. Além disso, para os pesquisadores/artistas a arte postal representa um meio potente para a divulgação da produção artística do grupo.

Referências

ALVES, Rubem. A educação dos sentidos e mais... Campinas, SP. Verus, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, RJ. Zahar, 2001.

BERGER, John. Modos de Ver. Rio de Janeiro, RJ. Rocco, 1999.

BRANDÃO, Vera Maria Antonieta Tordino. Labirintos da Memória: Quem sou? São Paulo, SP. Paulus, 2008.

FAILLA, Zoara. Retratos da Leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro, RJ. Sexante, 2016.

SANTIAGO, Fernanda Coutinho. O Papel da arte e dos museus na formação da sociedade. Carta Capital, 24 out. 2017. Carta Educação. Acessado em 26 ago. 2018. Online. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/ARTIGO/O-PAPEL-DA-ARTE-E-DOS-MUSEUS-NA-FORMACAO-DA-SOCIEDADE/

SCHEDLER, Liana. Arte (Postal) como processo. Palíndromo, revista digital. Santa Catarina, v. 8, n. 15, p. 20 – 41, 2016. Acessado em 26 ago. 2018. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/download/7733/6311.

Downloads

Publicado

2018-11-16

Como Citar

Dias, V. C., & Brandão, C. M. M. (2018). “Encontros: caça aos tesouros-postais”: imbricações entre artes visuais e memória. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.142–150. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/565

Edição

Seção

Pesquisa em Andamento, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.