Refletindo sobre as ações pedagógico-musicais da EMEF Cinco de Maio
Palavras-chave:
Educação musical, políticas educacionais, pesquisa-ação.Resumo
O texto apresenta um recorte da investigação, em andamento, desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em Educação Musical e do grupo de pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços”, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Propõe-se a discutir a importância da inserção da educação musical na educação básica brasileira. Através da abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como método, observações e entrevistas, como forma de coleta dos dados e a análise de conteúdo para análise dos dados coletados, a pesquisa é norteada pelos seguintes questionamentos: Como acontece o ensino de música na escola escolhida para a investigação? Quais intervenções musicais poderão ser adotadas e implementadas ao contexto analisado? Objetivando analisar e propor intervenções pedagógico-musicais junto aos educandos de uma escola pública municipal de ensino fundamental, localizada em Montenegro-RS. Com base nos resultados obtidos até o momento foi possível ponderar que as ações pedagógico-musicais são viabilizadas, junto aos educandos da escola, através da oferta de Oficinas Musicais, realizadas por alunos do curso de Graduação em Música: Licenciatura, bolsistas do subprojeto Música, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da UERGS. Em colaboração com acadêmicos, a continuidade desta investigação busca compor possiblidades de intervenções musicais a serem desenvolvidas em sala de aula, junto aos educandos.