Motivação para aprender música: uma pesquisa ação na EMEF Cinco de Maio/RS
Palavras-chave:
Educação Musical, Motivação, PIBID-MÚSICA/UERGS.Resumo
O texto apresenta resultados preliminares da pesquisa, em andamento, realizada junto a educando da EMEF Cinco de Maio, localizada em Montenegro/RS. A partir da abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como método, observações e entrevistas como técnica para coleta dos dados, e análise de conteúdo para a análise dos dados, a pesquisa é norteada pelos seguintes questionamentos: Como a educação musical se apresenta nas oficinas de Banda Escolar e de Escaleta? Qual a motivação dos alunos para participar das atividades propostas nestas oficinas musicais? Como os professores das oficinas podem implementar suas ações pedagógico-musicais, a partir das motivações apresentadas pelos educandos? Objetivando compreender e implementar o processo de ensino-aprendizagem musical através das oficinas de Banda Escolar e de Escaleta. A investigação possui aportes teóricos em pedagogia musical, educação musical e motivação. Com base nos resultados já obtidos foi possível ponderar que a motivação dos educandos configura-se como intrínseca, partindo espontaneamente dos sujeitos investigado. O principal fator que contribuiu para este resultado nos parece consistir na valorização do discurso musical dos educandos, a proposta pedagógica das oficinas e o processo de ensino-aprendizagem de instrumentos musicais. Espera-se que, na etapa seguinte da investigação, seja possível implementar os planejamentos das oficinas de Banda Escolar e Escaleta, buscando o aprimoramento da ação.