A construção docente através do PIBID-Música da UERGS
Palavras-chave:
Educação musical, deficientes, PIBID-MÚSICA/UERGS.Resumo
Este artigo apresenta algumas considerações sobre a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), através do subprojeto Música, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), sob a ótica da construção docente viabilizada através da interação entre teoria e prática no contexto escolar. A investigação contou com a abordagem qualitativa, a pesquisa-ação como método, observações e entrevistas para a coleta de dados e a análise de conteúdo para análise dos dados. Como referencial teórico buscou-se aporte na Educação, a partir de conceitos propostos por Pedro Demo e Paulo Freire. Os conceitos oriundos da Educação Musical foram selecionados a partir de pressupostos de Keith Swanwick e de Rudolf-Dieter Kraemer, este último no que se refere à Pedagogia Musical. Com base nas observações relativas às atividades realizadas, o texto apresenta os resultados e as análises a partir da realização da Oficina de Educação Musical para Alunos com Deficiência, realizada junto a educandos do ensino fundamental de uma escola pública municipal, localizada na cidade de Montenegro-RS. Conclui-se que o contato com educandos que apresentaram necessidades de aprendizagens especiais, durante a inserção do licenciando em música ao ambiente escolar, proporcionou contribuição à sua construção docente. Por fim, salienta-se a importância da integração entre teoria e prática docente à formação de licenciandos em música.