A reflexão sobre condição feminina em sala de aula: o sentido da pesquisa
Palavras-chave:
Gênero, arte-educação, religiãoResumo
Gênero e Teatro: processos artístico-sociológicos é uma das linhas de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Criativos em Artes Cênicas (GEPPAC), da UFPel. Foi criado especialmente pela urgência em trazer para o âmbito acadêmico, quer seja na sala de aula, na cena, nas publicações, o tema de Gênero ou, em outras palavras, da condição feminina, de suas razões históricas, culturais e religiosas que atravessam a compleição e condutas de mulheres e homens. Como parte fundamental, o teatro conforma um dos pilares juntamente com a investigação histórica, das políticas públicas para as mulheres e do lugar que o tema alcança na educação, isto é, nas escolas superiores, de ensino fundamental e médio. Concorrem, dentro do processo, dois eixos interdependentes e complementares: por um lado, o levantamento bibliográfico, teatral, a discussão teórica e política e, por outro, a composição plástica ou montagem, o treinamento e a transposição do texto teatral escolhido para as realidades históricas e regionais. O grupo realizou, como parte da pesquisa, intervenções cênicas sobre a condição feminina nos espaços urbanos e acadêmicos, bem como, participou de diversos seminários. Esta comunicação traz um recorte do trabalho acentuando que a pesquisa somente adquire sentido à medida de sua comunhão, troca e inter-relação com os espaços de educação e da comunidade. Sobretudo, avigora a importância da reflexão sobre gênero e a condição feminina em todos os espaços de educação propondo alternativa de descristianização da escola e das relações sociais.Downloads
Publicado
2016-10-06
Como Citar
Gaiger, P. (2016). A reflexão sobre condição feminina em sala de aula: o sentido da pesquisa. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 72 – 79. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/360
Edição
Seção
Mesa Temática 2 - O professor pesquisador na sala de aula (Pesquisa em Andamento)