Entre teorias e práticas curriculares: perspectivas para o ensino de danças na escola

Autores

  • Rodrigo Lemos Soares Universidade Federal Do Rio Grande
  • Andressa Soares De Ávila
  • Danielle Soares Jesus
  • Flaviana Custódio Silvino
  • Juliana Carvalho Cabral
  • Lucas Pedroso Xavier
  • Tamara Lemos Da Rosa

Palavras-chave:

Teorias do currículo, formação docente, danças.

Resumo

O presente trabalho discute algumas concepções de currículo abordando aspectos das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas, sobre as quais abordamos algumas possibilidades de ação, bem como suas limitações ao trabalharmos com o conteúdo de dança na escola. Nosso objetivo geral é introduzir, discussões sobre as teorias do currículo e possíveis relações com a utilização das abordagens com a prática de dança, em específico, manifestações da dança afro religiosa e contemporânea. O campo teórico é dos estudos culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas. A análise cultural consistiu em mostrarmos que no mundo os artefatos, muitas vezes são naturalizados, sua origem social é esquecida e a tarefa da análise consiste em desconstruir processos de naturalização e mostrar as origens dessa invenção. A metodologia utilizada para nove aulas (três para cada abordagem) foi o método expositivo com estímulos para debate, ao final de cada prática. Utilizamos como ferramenta para produção de dados o diário de campo, que para além um exercício da escrita, possibilita pensa-lo como artifício na construção de subjetividades docente. No que tange a avaliação, a memória da aula foi nossa ferramenta, pois, além de retomar o conteúdo visto nos encontros, permitiu avaliar os processos metodológicos.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Soares, R. L., Ávila, A. S. D., Jesus, D. S., Silvino, F. C., Cabral, J. C., Xavier, L. P., & Rosa, T. L. D. (2016). Entre teorias e práticas curriculares: perspectivas para o ensino de danças na escola. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 56 – 63. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/358

Edição

Seção

Mesa Temática 2 - O professor pesquisador na sala de aula (Pesquisa Concluída)

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)