Formação continuada para professores unidocentes: sentidos e reflexões a partir da prática como ministrante da oficina de repertório musical para professores
Palavras-chave:
Formação continuada em música, professores unidocentes, educação musicalResumo
Este trabalho refere-se à um relato de experiência desenvolvido como ministrante da “Oficina de repertório musical para professores”, um projeto de extensão oferecido pelo curso de música – modalidade licenciatura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. O projeto tem por objetivo qualificar os professores visando a musicalização e como objetivos específicos desenvolver a percepção musical, propor atividades que desenvolvam habilidades de coordenação motora, de concentração e de atenção e vivenciar padrões musicais a partir de sons e movimento. A oficina é dividida em 3 módulos (nível básico, intermediário e avançado) sendo que, os módulos são oferecidos semanalmente aos professores unidocentes da rede pública de ensino do município de Pelotas – RS. Espera-se que este relato traga subsídios para refletirmos na importância de qualificarmos os professores unidocentes na área da música, de priorizarmos os projetos de formação continuada em música e de enfatizarmos a necessidade de um professor crítico e reflexivo sobre sua prática docente.