Reflexões sobre gosto musical e seleção de repertório para o trabalho escolar
Palavras-chave:
Educação musical, gosto musical, grupo de pesquisa “Educação Musical, diferentes tempos e espaços”, PIBID/CAPES/Uergs-Música.Resumo
Esta comunicação apresenta a pesquisa em andamento, sendo realizada em uma escola pública municipal vinculada às atividades do PIBID/CAPES/Uergs-Música, em Montenegro/RS. Originada das inserções semanais na escola e, particularmente, da análise de entrevistas realizadas junto a estudantes do 6º ao 9º anos sobre suas preferências musicais, esta investigação partiu dos seguintes questionamentos: Por que determinados gêneros musicais, mesmo fazendo parte do cotidiano dos estudantes, persistem em ser proibidos na escola? Quais critérios fundamentam a proibição de determinados gêneros musicais nos ambientes escolares? Quais gêneros musicais têm sido considerados adequados ou inadequados nas escolas? Considerando-se estas questões, a presente pesquisa objetiva conhecer e compreender, sob a ótica de professores, os critérios utilizados para a seleção de repertórios musicais que têm sido permitidos nos ambientes escolares. A metodologia foi estruturada tendo a abordagem qualitativa como pressuposto investigativo, o estudo de caso como método, a realização de entrevistas e observações como técnicas de coleta dos dados e a análise de conteúdo para a análise dos dados, a qual será realizada a partir de referenciais teóricos da educação e da educação musical. Inicialmente, observou-se que parece persistir o uso de modelos de ensino mais tradicionais, calcados na transmissão cultural e no treinamento de habilidades. Sendo assim, pôde-se perceber que em poucas situações a cultura do aluno tem sido considerada dentro da escola.