Como assim, professor de música? Um estudo de caso sobre a formação e atuação de duas professoras que atuam com música em escolas públicas
Palavras-chave:
Educação musical, Lei nº 11.769/08, grupo de pesquisa “Educação Musical, diferentes tempos e espaços”.Resumo
Esta comunicação constitui os resultados da pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso junto à Graduação em Música: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Teve por objetivo investigar a atuação dos professores não formados em música que trabalham com educação musical nas salas de aula das escolas públicas de Educação Básica. Para a realização desta investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo o estudo de caso como método e a realização de entrevistas, observações e coletas de documentos como técnicas para a coleta dos dados. Os dados foram organizados em cadernos de categorias, resultando em quatro cadernos distintos, os quais posteriormente foram analisados através da análise de conteúdo. Pela relevância que a temática da inserção da música nas escolas tem sido destinada, entende-se que este estudo possa contribuir com a área da educação musical, impulsionando a aplicação Lei nº 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas.