Como assim, professor de música? Um estudo de caso sobre a formação e atuação de duas professoras que atuam com música em escolas públicas

Autores

  • Daniele Isabel Ertel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação musical, Lei nº 11.769/08, grupo de pesquisa “Educação Musical, diferentes tempos e espaços”.

Resumo

Esta comunicação constitui os resultados da pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso junto à Graduação em Música: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Teve por objetivo investigar a atuação dos professores não formados em música que trabalham com educação musical nas salas de aula das escolas públicas de Educação Básica. Para a realização desta investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo o estudo de caso como método e a realização de entrevistas, observações e coletas de documentos como técnicas para a coleta dos dados. Os dados foram organizados em cadernos de categorias, resultando em quatro cadernos distintos, os quais posteriormente foram analisados através da análise de conteúdo. Pela relevância que a temática da inserção da música nas escolas tem sido destinada, entende-se que este estudo possa contribuir com a área da educação musical, impulsionando a aplicação Lei nº 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas.

Downloads

Como Citar

Ertel, D. I., & Wolffenbüttel, C. R. (2014). Como assim, professor de música? Um estudo de caso sobre a formação e atuação de duas professoras que atuam com música em escolas públicas. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 213–221. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/188

Edição

Seção

Eixo Temático 2 - O lugar da arte na escola: dificuldades e conquistas (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>