COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA MÚSICA NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES MUNICIPAIS
PESQUISA NAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DO VALE DO CAÍ/RS
Palavras-chave:
Música na Escola, Base Nacional Comum Curricular, Educação InfantilResumo
Esta comunicação apresenta a pesquisa que objetivou identificar e analisar a presença das competências específicas da Música – expressas na BNCC – nos documentos orientadores da Educação Infantil de secretarias de educação, sendo o lócus a rede municipal de ensino – Educação Infantil – dos municípios do Vale do Caí/RS. Os pressupostos metodológicos tiveram como base a abordagem qualitativa, o método da pesquisa documental, e a coleta de documentos via Internet como técnica para a coleta dos dados. Para a análise dos dados optou-se pelo uso da análise de conteúdo, a partir de referenciais como conhecimento pedagógico-musical, políticas educacionais e a complexidade dos fenômenos sociais, notadamente o jogo de escalas/espelhos. Como resultados observou-se que os documentos orientadores dos 19 municípios que compõem o Vale do Caí/RS referem a música tanto no que se relaciona ao seu ensino específico quanto às atividades musicais complementares. Além disso, as competências e habilidades registradas nos documentos tendem a reproduzir o que está expresso na BNCC.
Referências
BALL, Stephen J. Educational reform: a critical and post structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming education and changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
BRANDÃO, Zaia. Os jogos de escalas na sociologia da educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 607-620, maio/ago. 2008. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/15.pdf. Acesso em: 5 mai. 2023.
BRANDÃO, Zaia. Um jogo de espelho: do survey aos estudos de casos. In: PAIXÃO, L. P.; ZAGO, N. Sociologia da educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 245-257.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 5 mai. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 5 mai. 2023.
BRASIL. Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm>. Acesso em: 5 mai. 2023.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna (Org.). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, abr./nov., p. 50-73, 2000.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Educação, Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ano XXII, n. 37, p.7-31, março, 1999.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.
REVEL, Jacques (Org.). Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1998.
SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da; DAMACENO, Ana Daniella; MARTINS, Maria da Conceição Rodrigues; SOBRAL, Karine Martins. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Anais. Porto Alegre. 26 a 29 de outubro de 2009. PUCRS. Disponível em: < https://proinclusao.ufc.br/wp-content/uploads/2021/08/pesquisa-documental.pdf>. Acesso em: 5 mai. 2023.