ARTE NO ENSINO MÉDIO E PROTAGONISMO JUVENIL

Autores

  • Eriel Leite Lahn Colégio Estadual Imigrante - Caxias do Sul

Palavras-chave:

Arte; Ensino Médio; Protagonismo Juvenil.

Resumo

Resumo: Este estudo aborda o papel da arte no ensino médio. A questão central investigada é: como desenvolver práticas pedagógicas com ênfase na arte para o ensino médio que corroborem para o desenvolvimento do protagonismo estudantil? A pesquisa qualitativa utiliza como material empírico de análise projetos premiados no “Prêmio Arte na Escola Cidadã” do Instituto Arte na Escola. Assim, a pesquisa documenta e analisa práticas pedagógicas de arte no ensino médio, com foco nos projetos premiados, como um conhecimento teórico-prático capaz de produzir ressonâncias formativas a respeito do papel da arte na etapa final de ensino básico no que se refere ao incentivo do protagonismo juvenil. Os projetos analisados tratam-se de uma contribuição para reflexão de um currículo em arte no ensino médio e propõem o encontro intelectual, estético, ético, social, político, afetivo e pedagógico como perspectivas de construção de conhecimento, valorizando conteúdos próprios e temáticas voltadas às culturas juvenis.

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Lahn, E. L. (2023). ARTE NO ENSINO MÉDIO E PROTAGONISMO JUVENIL . 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28), 1–21. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1280

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