A pesquisa com crianças: a criança como sujeito de pesquisa.

Autores

  • Sandra Rhoden Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

Palavras-chave:

Pesquisa com crianças, implicações metodológicas, formas de comunicação.

Resumo

A presente comunicação é um recorte da minha pesquisa de Mestrado intitulada O sentido e o significado da notação musical das crianças, que aborda a subjetividade presente no fazer musical infantil. De modo específico, busca compreender os processos subjetivos das notações musicais, de um grupo de nove crianças, com idade entre 4 a 6 anos, alunos de musicalização da FUNDARTE. A epistemologia da pesquisa qualitativa e subjetividade, defendida por Gonzáles Rey, orienta a escolha metodológica e os conceitos relevantes da investigação, adotando-se o estudo de caso como estratégia de pesquisa.  Os aportes teóricos de Silvia Helena Cruz e colaboradores (2008) possibilitaram que as interações dessa pesquisa fossem guiadas pela voz das crianças, para então apreender os fundamentos de sua subjetividade.

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Publicado

2012-10-04

Como Citar

Rhoden, S. (2012). A pesquisa com crianças: a criança como sujeito de pesquisa. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 410–417. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/112

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Vida, Escola e Sociedade: As Interações Possíveis

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