ENSINO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES

UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DAW PARA DISPOSITIVOS SMARTPHONE

Autores

  • Bruno Da Silva Borges UFRGS

Palavras-chave:

Ensino de composição musical, Daw para smartphones, Pesquisa-ação

Resumo

Este trabalho refere-se a uma pesquisa de Mestrado em andamento, ainda em fase inicial, que tem como objetivo geral investigar possibilidades e estratégias de ensino da composição musical com os aplicativos de DAW para celular. Os objetivos específicos incluem averiguar processos de utilização de celulares smartphone em produções musicais, descrever aplicativos de gravação e edição de som com instrumentos virtuais para o celular, elaborar propostas metodológicas de ensino e realizá-las com um grupo de participantes, explorar e analisar processos metodológicos sobre a utilização de aplicativos para celulares smartphone na produção musical. A metodologia desenvolvida para este trabalho será a pesquisa-ação. Serão desenvolvidas propostas metodológicas de composição musical com o smartphone, que serão trabalhadas com participantes e discutidas em entrevistas semiestruturadas. Os resultados serão analisados em relação às possibilidades de criar e ensinar música com o smartphone, posto que a maioria desses dispositivos possui capacidades técnicas que podem viabilizar sua utilização em aula.

Referências

ALBINO, Cesar; LIMA, Sonia Regina Albano de. A Aplicabilidade da Pesquisa-ação na Educação Musical. Música Hodie. v. 9, n. 2, 2009.

ANDRADE, Klesia Garcia; BARROS, Matheus Henrique da Fonsêca. Aspectos históricos e estruturantes da pesquisa-ação. In: BARROS, Matheus Henrique da Fonsêca; PENNA, Maura (Organizadores). Pesquisa-ação e educação musical: desvendando possibilidades. Petrolina: IFSERTAOPE, 2022. cap. 1, p. 11-27.

BEINEKE, V.; ZANETTA, C. C. “Ou Isto ou Aquilo”: a Composição na Educação Musical para Crianças. Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 1, 2014, p. 197-210.

BELL, Adam Patrick. Can we afford these affordances? GarageBand and the double-edged Sword of the digital audio workstation. Action, Theory, and Criticism for Music Education, v. 14, n. 1, abril 2015. Disponível em:

<http://act.maydaygroup.org/articles/Bell14_1.pdf> Acesso em 04 de junho de 2023.

BIRCH, Heather. J.S. Potential of SoundCloud for mobile learning in music education: a pilot study. Int. J. Mobile Learning and Organisation, v. 11, n. 1, janeiro de 2017. Disponível em: <https://www.inderscience.com/info/inarticle.php?artid=80895>. Acesso em: 05 de junho de 2023.

BOZZETTO, Adriana. Música na palma da mão: ligações entre celular, música e juventude. In: SOUZA, Jusamara (org.). Aprender e Ensinar Música no Cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2008. cap. 4, p. 59-74.

COOK, Perry; SCAVONE, Gary P. The synthesis toolkit (STK). In: International Computer Music Conference, 1999, Pequim. Proceedings [...]. Disponível em:

<http://hdl.handle.net/2027/spo.bbp2372.1999.366> Acesso em 25 de maio de 2023.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CUERVO, L. DA C.; WELCH, G. F.; MAFFIOLETTI, L. DE A.; REATEGUI, E. Cultura

digital e docência: possibilidades para a educação musical. Acta Scientiarum. Education, v. 41, n. 1, p. e34442, 2 de janeiro de 2019.

ESSL, Georg; ROHS, Michael. Interactivity for mobile music-making. Organised Sound, v. 14, n. 2 , p. 197–207, agosto de 2009.

ESSL, Georg; ROHS, Michael; ROTH, Martin. CaMus: live music performance using camera phones and visual grid tracking. In: International Conference on New Interfaces for Musical Expression, 6., 2006, Paris. Proceedings [...]. Paris: IRCAM, 2006. Disponível em:

<http://recherche.ircam.fr/equipes/temps-reel/nime06/proc/nime2006_031.pdf> Acesso em: 18 de junho de 2023.

FERREIRA, Rodrigo Rafael Rodrigues da Silva. A Utilização de Digital Audio Workstations No Ensino De Música – Uma Proposta Metodológica Ativa Baseada Em Projetos. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2019, Belém. Anais [...]. Disponível em:

<https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-1905-1.pdf> Acesso em 17 de maio de 2023.

FERREIRA, Rodrigo Rafael Rodrigues da Silva. Som em blocos: método para construção de conhecimento musical a partir de programação em MIDI. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da UFPA. 2021.

FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 5-41, 2002.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set-dez 2005.

GEIGER, Günter. PDa: real time signal processing and sound generation on handheld devices. In: International Computer Music Conference, 2003, Singapura. Proceedings [...]. Disponível em: <http://hdl.handle.net/2027/spo.bbp2372.2003.054> Acesso em 19 de maio de 2023.

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros [livro eletrônico] : TIC Domicílios 2021 = Survey on the use of information and communication technologies in Brazilian households : ICT Households 2021 / [editor] Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. -- 1. ed. -- São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022.

PENNA, Maura. A pesquisa-ação não é para amadores: reflexões sobre concepções e práticas na educação musical. In: BARROS, Matheus Henrique da Fonsêca; PENNA, Maura (Organizadores). Pesquisa-ação e educação musical: desvendando possibilidades. Petrolina: IFSERTAOPE, 2022. cap. 2, p. 28-44.

PIERARD, Tom; LINES, David. A constructivist approach to music education with DAWs.

Teachers and Curriculum, Waikato, v. 22, n. 2, p. 135–145, 2022.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Tradução: Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Penso, 2013.

SASTRE, Jorge et al. New technologies for music education. In: Second International Conference on E-Learning and E-Technologies in Education (ICEEE), 2013, Lodz. Proceedings [...]. Lodz: IEEE, 2013. Disponível em:

<https://ieeexplore.ieee.org/document/6644364> Acesso em: 02 de outubro de 2022.

SCHRAMM, Rodrigo. Tecnologias aplicadas à Educação Musical. RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 2, outubro de 2009. Disponível em:

<http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13700/7751>. Acesso em: 26 de maio de 2023.

SILVA, Julio Diego Abal. En busca de un modelo para el uso del smartphone como herramienta didáctica en el aula de música. Revista Internacional de Investigación e Innovación en Didáctica de las Humanidades y las Ciencias, [S.l.], n. 1, p. 49-60, outubro de 2014. Disponível em:

<http://didacticahumanidadesyciencias.com/ojs/index.php/RIDHyC/article/view/9>. Acesso em: 29 de maio de 2023.

TANAKA, Atau. Mobile music making. In: International Conference on New Interfaces for Musical Expression, 4., 2004, Hamamatsu. Proceedings [...]. Hamamatsu: Zenodo, 2004.

Disponível em: <https://zenodo.org/record/1176677#.X8MVFxbPxqM> Acesso em: 28 de maio de 2023.

THIOLLENT, Michel Jean Marie; COLETTE, Maria Madalena. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 36, n. 2, p. 207-216, jul-dez 2014.

TOKARNIA, Mariana. Agência Brasil: celular é o principal meio de acesso à internet no país, 29 abril 2020. Disponível em:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/celular-e-o-principal-meio-de-acesso-internet-no-pais#:~:text=Os%20dados%20mostram%20que%2079,88%2C5%25%20em% 202018. Acesso em: 26 de maio de 2023.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005, p. 443-466. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira.

WALZER, Daniel. Blurred lines: Practical and theoretical implications of a W-based pedagogy. Journal of Music, Technology & Education, v. 13, n. 1, p. 79–94, 2020. Disponível em:

<https://www.researchgate.net/publication/344037258_Blurred_Lines_Practical_and_Theoret ical_Implications_of_a_DAW-based_Pedagogy>. Acesso em: 17 de junho de 2023.

ZUBEN, Paulo. Música e tecnologia: o som e seus novos instrumentos. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Da Silva Borges, B. (2023). ENSINO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DAW PARA DISPOSITIVOS SMARTPHONE. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28), 1–15. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1295

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.