Ações educativas: uma ferramenta para a educação em arte
Palavras-chave:
Ensino de arte, instituições culturais, formação do professor de arte.Resumo
Neste Trabalho de Conclusão de Curso realizou-se uma reflexão sobre questões que perpassam a educação formal e a educação não formal no ensino da arte. Inicia focalizando a importância da interlocução entre ambas, contextualizando a abordagem nas mudanças operadas em sala de aula em estreito contato com a arte contemporânea. Focalizando a Fundação Vera Chaves Barcellos, contextualizando-a através de uma análise que a coloca lado a lado do Museu Lasar Segall e da Fundação Iberê Camargo, articulando as ações educativas das três instituições que apresentam semelhanças, entretanto com tempos de existência distintos. Finaliza-se em um estudo sobre a implementação do Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, enfatizando a importância do Projeto para a comunidade local. Trazendo o pensamento de Miriam Celeste Martins e Gisa Picosque ao articular o ensino formal e o ensino não formal, além da visão de Alice Bemvenuti relacionada ao ensino não formal e a visão de Ana Mae Barbosa relacionada ao ensino formal através da metodologia triangular. No desenvolvimento do texto também são enfatizadas as mudanças que aproximam a arte e a cultura, em que se aproximam instituições educacionais de instituições culturais e gera mudanças positivas na formação e na formação continuada do professor de arte.Downloads
Publicado
2012-10-04
Como Citar
Meura, A. P. (2012). Ações educativas: uma ferramenta para a educação em arte. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 376–384. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/108
Edição
Seção
Comunicações e Relatos - Vida, Escola e Sociedade: As Interações Possíveis