NARRATIVAS PLURICULTURAIS NO ENSINO DAS ARTES: PRÁTICAS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELO NÚCLEO ARTES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFPEL NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Maria Joana Mayer De Mattos Universidade Federal de Pelotas/ UFPEL
  • Manoel Gildo Alves Neto Universidade Federal de Pelotas/ UFPEL

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Artes Visuais, Artistas contemporâneos.

Resumo

Este relato tem como intuito refletir sobre Práticas Artístico-Pedagógicas no ensino das Artes, pautadas em narrativas pluriculturais, via fruição e inspiração poética e pedagógica na produção de artistas contemporâneas/os indígenas e afro-brasileiras/os. As Práticas Artístico-Pedagógicas apresentadas neste artigo foram realizadas durante o primeiro trimestre do ano de 2021, com a turma do 5º ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Bruno Chaves (Pelotas-RS), no componente curricular de Artes Visuais, através do Ensino Remoto Emergencial, a partir de minha atuação como bolsista-residente do Núcleo Artes do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas (RP-UFPEL).

Biografia do Autor

Maria Joana Mayer De Mattos, Universidade Federal de Pelotas/ UFPEL

Graduanda no curso de Artes Visuais Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista-Residente do Núcleo Artes do Programa Residência Pedagógica da UFPel.

Manoel Gildo Alves Neto, Universidade Federal de Pelotas/ UFPEL

Professor do curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); colaborador do Núcleo Artes do Programa Residência Pedagógica da UFPEL. Doutorando em Artes Cênicas (PPGAC-UFBa) e Mestre Artes Cênicas (PPGAC-UFRGS). Integrante do OMOGA (UFPel/CNPq).

Referências

BÂ, Amadou Hampâté. A tradição viva. In: ZERBO, Joseph Ki (org). História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010. p. 167 – 212.

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de marco de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acessado em 21 de setembro de 2021.

GIRALDEZ, Geisa. Pesquisadoras da educação básica: Germinado Saberes nas escolas públicas periféricas. In: SILVA, Ana Beatriz da. (Org.). Guerrilha de imaginários: uma metodologia de fronteiras. Rio de Janeiro: Eduniperiferias editora, 2020. p. 200-221.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Mayer De Mattos, M. J., & Alves Neto, M. G. (2021). NARRATIVAS PLURICULTURAIS NO ENSINO DAS ARTES: PRÁTICAS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELO NÚCLEO ARTES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFPEL NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 1019. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1019

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.