Dançando para a Cidadania: Entrelaçando movimentos educativos nas trajetórias de vidas de jovens da periferia de Santa Maria – RS

Autores

  • Daniela Grieco Nascimento e Silva Centro Universitário La Salle
  • Gilberto Ferreira da Silva Centro Universitário La Salle

Palavras-chave:

Educação para a cidadania, dança, corpo.

Resumo

O presente trabalho origina-se de uma pesquisa realizada em nível de Mestrado na área da educação. Objetiva-se refletir sobre a influência do processo artístico-educativo desenvolvido pela ONG Royale Escola de Dança e Integração Social na vida de jovens moradoras de comunidades periféricas da cidade de Santa Maria – RS. Recorre ao uso de entrevistas semiestruturadas complementadas com o recurso da fotografia como estratégia de aproximação aos dados empíricos. Destaca-se o lugar ativo ocupado pelo corpo no processo de aprendizagem, incorporando o saber não apenas por meio de práticas corporais, mas também do desenvolvimento de novas posturas e comportamentos. Por fim, evidencia-se a perspectiva de uma prática de educação inclusiva geradora de cidadania, possibilitando que as educandas e suas famílias ampliem suas consciências de si mesmas e do entorno.

Downloads

Publicado

2012-10-04

Como Citar

Nascimento e Silva, D. G., & Silva, G. F. da. (2012). Dançando para a Cidadania: Entrelaçando movimentos educativos nas trajetórias de vidas de jovens da periferia de Santa Maria – RS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 349–356. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/104

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Projetos Sociais

Artigos Semelhantes

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.