CONJUNTO FARROUPILHA: ANÁLISE HISTÓRICA E INVESTIGAÇÃO DE SUAS INFLUÊNCIAS PARA A MÚSICA DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Diego Herencio Fundação Municipal de Artes de Montenegro

Palavras-chave:

Conjunto Farroupilha. Música Folclórica. Música Gaúcha

Resumo

O Artigo apresenta o resultado de uma  investigação sobre a influência do Conjunto Farroupilha, um grupo musical criado no ano de 1948,  na Rádio Farroupilha em Porto Alegre – RS, que permaneceu ativo no Mercado por mais de 40 anos e teve grande importância  para a música do Estado do Rio Grande do Sul.  A investigação se deu através de entrevistas não estruturadas com o Maestro Tasso Bangel e a coleta de documentos. A partir dessa pesquisa, foi possível investigar a motivação para a criação do grupo, conhecer um pouco mais sobre sua história, através de fotos documentos e relatos do Maestro, bem como entender as questões que levaram ao término do grupo. 

Referências

COUTINHO, Clara Pereira, et al. Estudo de caso. Portugal: Universidade do Minho, 2008.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GERHARDT, Tatiana Engel e SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB /UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LUVIZOTTO, Caroline Kraus, As tradições gaúchas e sua racionalização na modernidade tardia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

OURIQUE, Alexandre. Danças tradicionais / Alexandre Ourique, Beloni Bastos da Silva, Francisco de Mattos, Jeferson Camilo, Moacir Gomes dos Santos, Marco Aurelio Machado Ávila, Rinaldo Souto Oliveira e Toni Sidi Pereira. 3.ed. rev. e ampl. Porto Alegre: fundação Cultural Gaúcha - MTG, 2010.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa Científica. Curitiba: IESDE Brasil S.A. , 2009.

VENTURA, Magda Maria. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa Pedagogia Médica. Rev SOCERJ. 2007;20(5):383-386 setembro/outubro.

WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim Vivências e concepções de folclore e música folclórica: um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

Downloads

Publicado

14.07.2017

Como Citar

Herencio, D. (2017). CONJUNTO FARROUPILHA: ANÁLISE HISTÓRICA E INVESTIGAÇÃO DE SUAS INFLUÊNCIAS PARA A MÚSICA DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Da FUNDARTE, (33), 114–136. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/439

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.