A contribuição de dois estudos exploratórios na investigação dos processos de prática de leitura à primeira vista com estudantes de violão

Autores

  • Eduardo Vagner Soares Pastorini Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE Instituto Superior de Educação Ivoti – ISEI

Palavras-chave:

Educação musical, violão, leitura musical.

Resumo

A presente comunicação de pesquisa em andamento refere-se à realização de dois estudos exploratórios que integram parte de meu trabalho conclusivo de doutorado em Práticas Interpretativas pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tais estudos investigaram a influência de exercícios preparatórios na execução por leitura à primeira vista de excertos musicais retirados da literatura do violão. Foram utilizadas metodologias de caráter qualitativo-quantitativo. Estudantes de violão de cursos de graduação e pós-graduação foram filmados realizando leitura à primeira vista de excertos musicais retirados da literatura do instrumento. Previamente à leitura, realizaram exercícios específicos para aspectos dos excertos, como padrões motores, notação, textura, antecipação de passagens complexas, acordes, dentre outros. Também foram realizadas entrevistas e aplicação de questionário. Foi possível constatar que os exercícios elaborados influenciaram positivamente nos desempenhos de leitura à primeira vista dos excertos pelos participantes dos dois estudos. Do ponto de vista metodológico contribuíram para evidenciar a necessidade de utilização de um enfoque qualitativo-quantitativo. Como perspectiva de continuidade da presente pesquisa, realizar-se-á um estudo direcionado para grupos pequenos de prática de leitura ao violão. Espera-se aprimorar processos de prática de leitura em grupos de estudo partindo da própria ação investigativa das atividades propostas.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Pastorini, E. V. S. (2015). A contribuição de dois estudos exploratórios na investigação dos processos de prática de leitura à primeira vista com estudantes de violão. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS Montenegro, (8), P. 198–206. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/281

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.