A inserção da música em escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul: investigando a 3ª Região Funcional de Planejamento do COREDE

Autores

  • Josué Tales Flach Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Palavras-chave:

Educação Musical, políticas educacionais, COREDE/RS.

Resumo

Este trabalho apresenta a pesquisa sobre a inserção da música em escolas públicas municipais da 3ª Região Funcional de Planejamento do COREDES, RS (RFPC/RS). Partiu dos seguintes questionamentos: Quantas e quais secretarias municipais do Rio Grande do Sul têm realizado ações de inserção da música nas escolas da 3ª RFPC/RS? Quais são as ações de inserção da música nas escolas da 3ª RFPC/RS? Quantas secretarias municipais da 3ª RFPC/RS promovem concursos para professores de música? Quantos professores de música as secretarias da 3ª RFPC/RS têm em seu quadro de concursados? Quais são os profissionais que desenvolvem atividades musicais nas escolas? O objetivo dessa pesquisa foi investigar a inserção da música em escolas públicas municipais da 3ª RFPC/RS. A metodologia consistiu na abordagem quantitativa, no método survey e na aplicação de questionários como técnica para a coleta dos dados. A análise dos dados foi efetuada a partir da análise de conteúdo. Como resultados constatou-se que a 3ª RFPC/RS encontra-se em sintonia com a realidade do estado e do país. As secretarias municipais educação dos municípios da 3ª RFPC/RS não têm promovido concursos para professores de música. Porém, grande parte das escolas promove ações musicais, através da existência de bandas e outros conjuntos musicais em seus tempos e espaços. Entende-se que a análise de como ocorre a inserção da música nas escolas públicas municipais da 3ª RFPC/RS possam subsidiar a elaboração e a implementação de políticas públicas para a inserção da música nas escolas do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Flach, J. T., & Wolffenbüttel, C. R. (2015). A inserção da música em escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul: investigando a 3ª Região Funcional de Planejamento do COREDE. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS Montenegro, (8), P. 68–75. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/264

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>