A fotografia das pichações nas paredes do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini: sensibilidades para uma educação patrimonial

Autores

  • Célia Margela Arnold Centro Universitário La Salle – Unilassale

Palavras-chave:

Educação patrimonial, fotografia, pichações.

Resumo

A dissertação intitulada A fotografia das pichações nas paredes do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini: sensibilidades para uma educação patrimonial está inserida na linha de pesquisa “Memória, Cultura e Identidade do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais” da Unilasalle. Objetiva dar visibilidade a uma das mais importantes construções destinadas ao ensino público, localizada na cidade de Novo Hamburgo, integrante, em 2003, ao Patrimônio Cultural e Histórico do Rio Grande do Sul. Construído em estilo Art Déco no final da década de 1920, diferencia-se das demais formas arquitetônicas, fazendo com que desperte nos alunos uma relação de estranhamento entre culturas, também, do passado com o presente. Nas últimas décadas o prédio e sua vasta área sofrem com as precárias condições de preservação e o crescente descaso do estado. A inquietação para essa dissertação foi perceber, durante as saídas com a máquina fotográfica ao colégio, revelando, além do esquecimento, um diálogo entre alunos e instituição, através das pichações. E pensar em educação patrimonial vinculada a pichação, se tornou um desafio. Partimos das pichações nas paredes do colégio para questionar as maneiras como a comunidade escolar se relaciona com os espaços e as memórias desse lugar. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo geral, sensibilizar os alunos participantes da oficina, que por meio dos seus olhares fotográficos, adquirissem uma conscientização de preservação, criando um sentimento de pertencimento a essa instituição. Como produto final, uma das exigências do mestrado, foi realizado uma exposição das fotografias produzidas pelos alunos participantes do projeto.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Arnold, C. M. (2015). A fotografia das pichações nas paredes do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini: sensibilidades para uma educação patrimonial. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS Montenegro, (8), P. 02–11. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/257

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.