A utilização de arranjos didáticos como ferramenta de ensino do violão no curso básico da FUNDARTE

Autores

  • Thiago de Campos Kreutz Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Palavras-chave:

Pedagogia do violão, arranjos didáticos, métodos de violão.

Resumo

O presente artigo relata a experiência da elaboração de arranjos didáticos para o ensino do violão dentro do programa do curso básico da Fundarte em Montenegro. O Curso básico compreende um programa de sete anos que acompanha o aluno no período escolar, passando por três diferentes módulos: elementar ou inicial, intermediário e avançado. Com intuito de tornar o estudo dos métodos célebres de violão mais interessante, através da execução de um repertório mais atual em relação às peças apresentadas nos métodos, buscou-se elaborar arranjos didáticos de canções que os alunos já conheciam. São abordadas as características e problemas técnicos que podem ser trabalhados com os seguintes arranjos: tema do Batman, tema do Star Wars, Yellow Submarine e Another Brick in the Wall. Como resultado observou-se a melhora da motivação para o estudo, bem como cuidado com os aspectos técnicos trabalhados neste repertório.

Downloads

Publicado

09/07/2015

Como Citar

Kreutz, T. de C. (2015). A utilização de arranjos didáticos como ferramenta de ensino do violão no curso básico da FUNDARTE. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE/Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS/Montenegro, (8), P. 281–286. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/293