Testes de habilidades específicas: um estudo sobre sua aplicação nos cursos de licenciatura em música
Palavras-chave:
Educação musical, testes de habilidades específicas, licenciatura em música.Resumo
Este projeto de pesquisa, em fase inicial, versa sobre os testes de habilidade específica nos cursos superiores de música. A proposta nasceu a partir da minha realidade vivida na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, cujos testes foram extintos após a adesão ao SISU, na qual encontrei dificuldades no processo de ensino/aprendizagem devido à inserção de uma nova realidade de estudantes, cujo conhecimento musical é básico ou nenhum. Inserida neste contexto como uma desses estudantes, surgiram-me questionamentos a partir da atribuição conferida à prova de habilidade específica, quais sejam: O que caracteriza um teste de habilidade específica para estudantes que desejam ingressar no curso superior de música? Quais os motivos externados pelas instituições de ensino superior para a realização de testes específicos para estudantes que desejam ingressar no curso de música? Quais as instituições de ensino superior, no Brasil, que aplicam os THE para o ingresso de estudantes no curso de música? Quais são as implicações resultantes da aplicabilidade do THE para estudantes que desejam ingressar no curso superior de música? O THE abrange os processos democráticos? À vista disso, o objetivo desta pesquisa é investigar o teste de habilidade específica aplicado em estudantes que desejam ingressar no curso superior de música. Para tal fim, essa investigação baseia-se em na lei de diretrizes e bases como referencial teórico. A metodologia constitui-se pela abordagem qualitativa, coleta de dados por meio de entrevista semi-estruturada e como técnica de análise de dados, a análise de conteúdo.Downloads
Publicado
09/07/2015
Como Citar
Rezende, A. C. O. de, & Wolffenbüttel, C. R. (2015). Testes de habilidades específicas: um estudo sobre sua aplicação nos cursos de licenciatura em música. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE/Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS/Montenegro, (8), P. 149–156. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/274
Edição
Seção
Pesquisa em Andamento