A inserção da música nas escolas públicas municipais da região do COREDE do Vale do Rio dos Sinos, RS
Palavras-chave:
Educação Musical, políticas educacionais, COREDE/RS.Resumo
Esta pesquisa investigou a inserção da música nas escolas públicas municipais da Região do COREDE do Vale do Rio dos Sinos/RS. Participa do Grupo de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços”, da Uergs, que investiga os COREDEs/RS. A pesquisa partiu dos questionamentos: Quais secretarias municipais de educação do COREDE do Vale do Rio dos Sinos têm realizado ações, atividades e/ou movimentos de inserção da música nas escolas de sua rede de ensino? Quantas e quais escolas públicas municipais deste COREDE ofertam a música em seus tempos e espaços? Quais são as ações de inserção da música nas escolas públicas municipais deste COREDE? Quantas secretarias municipais de educação da região promovem concursos públicos para professores com habilitação em música? Quantos professores de música existem em seus quadros de concursados? Quem são os profissionais que desenvolvem atividades musicais em escolas públicas municipais? A pesquisa objetivou identificar a inserção da música nas escolas públicas municipais do COREDE do Vale do Rio dos Sinos/RS. Como metodologia utilizou-se a abordagem quantitativa, o método survey e a aplicação de questionários autoadministrados. A análise de conteúdo constituiu a análise dos dados. Como resultados, observou-se que a música está em quase todos os municípios, sendo que alguns já estão avançados quanto à inserção da música no currículo. Há a falta de profissionais e a carência de concursos em algumas cidades. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir com a educação musical, bem como para a elaboração e implementação de políticas para a efetiva inserção da música nas escolas.