Educação musical e educação especial em escolas públicas municipais: investigando políticas públicas na 2ª Região Funcional de Planejamento do COREDE, RS

Autores

  • Lúcia Jacinta da Silva Backes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Palavras-chave:

Educação musical, educação especial, políticas públicas.

Resumo

Esta comunicação apresenta os resultados da pesquisa que investigou as políticas públicas em educação musical e educação especial em escolas públicas municipais na 2ª Região Funcional de Planejamento do COREDE, RS. Participa das investigações do Grupo de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/Uergs), recebendo bolsa do CNPq. Partiu dos questionamentos: Quantas e quais secretarias municipais de educação possuem políticas relacionadas à educação musical e à especial? Quais ações em educação musical e em especial têm sido promovidas? Quais cidades promovem concursos públicos para professores de música e para professores que atuarão na educação especial? Quantos professores de música existem em seus quadros de concursados? Quantos professores atuam na educação especial promovendo o atendimento especializado? Quem desenvolve atividades musicais e quem atua em educação especial? Há ações em educação musical em interlocução com a educação especial? Como metodologia foi utilizado o survey interseccional como método, questionários autoadministrados como técnica para a coleta dos dados e a análise de conteúdo para a análise dos dados. Verificou-se que políticas específicas quanto a projetos e/ou ações relacionadas à educação musical e à educação especial não foram apontadas diretamente pelos municípios respondentes. Há atividades realizadas nessas duas áreas da educação com relação à legislação afim. Para a educação musical, os profissionais são contratados por concurso e via empresas particulares e na educação especial, 50% dos municípios respondentes têm profissionais concursados. Entende-se que os dados desta pesquisa contribuirão para a elaboração de políticas para a ampliação das ações em educação musical e educação especial.

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

Backes, L. J. da S., & Wolffenbüttel, C. R. (2015). Educação musical e educação especial em escolas públicas municipais: investigando políticas públicas na 2ª Região Funcional de Planejamento do COREDE, RS. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS Montenegro, (8), P. 125–133. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/271

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