Educação musical e educação especial em escolas públicas municipais: investigando políticas públicas na 2ª Região Funcional de Planejamento do COREDE, RS

Autores

  • Lúcia Jacinta da Silva Backes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Palavras-chave:

Educação musical, educação especial, políticas públicas.

Resumo

Esta comunicação apresenta os resultados da pesquisa que investigou as políticas públicas em educação musical e educação especial em escolas públicas municipais na 2ª Região Funcional de Planejamento do COREDE, RS. Participa das investigações do Grupo de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/Uergs), recebendo bolsa do CNPq. Partiu dos questionamentos: Quantas e quais secretarias municipais de educação possuem políticas relacionadas à educação musical e à especial? Quais ações em educação musical e em especial têm sido promovidas? Quais cidades promovem concursos públicos para professores de música e para professores que atuarão na educação especial? Quantos professores de música existem em seus quadros de concursados? Quantos professores atuam na educação especial promovendo o atendimento especializado? Quem desenvolve atividades musicais e quem atua em educação especial? Há ações em educação musical em interlocução com a educação especial? Como metodologia foi utilizado o survey interseccional como método, questionários autoadministrados como técnica para a coleta dos dados e a análise de conteúdo para a análise dos dados. Verificou-se que políticas específicas quanto a projetos e/ou ações relacionadas à educação musical e à educação especial não foram apontadas diretamente pelos municípios respondentes. Há atividades realizadas nessas duas áreas da educação com relação à legislação afim. Para a educação musical, os profissionais são contratados por concurso e via empresas particulares e na educação especial, 50% dos municípios respondentes têm profissionais concursados. Entende-se que os dados desta pesquisa contribuirão para a elaboração de políticas para a ampliação das ações em educação musical e educação especial.

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Publicado

09/07/2015

Como Citar

Backes, L. J. da S., & Wolffenbüttel, C. R. (2015). Educação musical e educação especial em escolas públicas municipais: investigando políticas públicas na 2ª Região Funcional de Planejamento do COREDE, RS. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE/Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS/Montenegro, (8), P. 125–133. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/271

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