Inserções em uma escola através do Pibid: uma reflexão a partir das atividades em uma banda escolar
Palavras-chave:
Educação musical, banda escolar, Pibid/Capes/Uergs.Resumo
Este trabalho é uma pesquisa em fase inicial, desenvolvida junto às atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), inserido no projeto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, e realizado na Unidade de Montenegro, através do Subprojeto Música. Partiu de observações na escola participante do Pibid, principalmente das ações junto à banda escolar. Teve como origem o questionamento: como a educação musical se apresenta em uma banda escolar? Deste modo, a pesquisa objetiva investigar as possibilidades do trabalho pedagógico-musical em uma banda escolar. Como metodologia esta pesquisa utiliza a abordagem qualitativa, a pesquisa-ação como método e a realização de entrevistas e observações como técnicas para a coleta dos dados. A análise dos dados será realizada a partir do uso da análise de conteúdo. O referencial teórico é constituído por conceitos sobre educação musical, focando a banda escolar. A educação compõe, também, o referencial teórico, utilizando conceitos como cultura experiencial e saberes dos estudantes. Entende-se que a participação no Pibid nos tem ajudado no entendimento dos processos de ensino e aprendizagem da música. Ao final desta pesquisa, pretende-se que a mesma se constitua um de grandes aprendizados, dentre tantos os que a participação nos Pibid tem oportunizado.