A MÚSICA COMO INSPIRAÇÃO POÉTICA PARA A CRIAÇÃO: RELATOS SOBRE A MONTAGEM DO ESPETÁCULO “DANÇAR AS COISAS DO PAGO”

Autores

  • Mônica Corrêa de Borba Barboza Universidade Federal de Santa Maria
  • Mara Rubia Alves Universidade Federal de Santa Maria
  • Afonso Machado Grecco

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/766

Palavras-chave:

Música e Dança, Processo de Criação, Inclusão.

Resumo

Neste relato enfatizamos o papel da Música na montagem da obra “Dançar as coisas do pago”, projeto de extensão realizado em 2018, na Universidade Federal de Santa Maria. Partimos da utilização de canções como inspirações/perguntas condutoras dos procedimentos de criação. Em torno de 28 artistas com diversos corpos (com e sem deficiências, faixas etárias diversas e experiências distintas em/com Dança) integraram o elenco. Destacamos a importância que a experiência teve na formação dos futuros professores e professoras envolvidas. Também ressaltamos o quanto o repertório musical escolhido trouxe elementos para acessar memórias e o imaginário de cada um, favorecendo a criação e sobretudo a expressividade e a autoria dos bailarinos.

Biografia do Autor

Mônica Corrêa de Borba Barboza, Universidade Federal de Santa Maria

Artista da Dança e Professora dos Cursos de Dança-Licenciatura e Educação Física-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Psicopedagogia (UCPel). Pedagoga e Licenciada em Dança pela UFpel.

Mara Rubia Alves, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física (UFSM). Mestra em Pedagogia do Movimento Humano (UGF/RJ) e Doutora em Motricidade Humana (Especialidade em Dança/UTL/PT)

Afonso Machado Grecco

Músico e Compositor.

O cantor Pirisca Grecco nasceu em 1971, junto com a Califórnia da Canção Nativa, na Cidade de Uruguaiana, fronteira com Argentina y Uruguai. Professor y aprendiz da ciência da Música, metade da sua vida dedicou-se a fazer arte, contribuindo com o cancioneiro gaúcho através do trabalho autoral. 

Tem destacada participação nos Festivais de Música y Cinema do Sul do Brasil. 

Em 8 Álbuns lançados, conquistou 8 prêmio açorianos, incluindo DVD do Ano 2016. 

Com carteira de identidade Gaúcha y Passaporte para rodar o mundo, seu canto atravessou 2 oceanos y ecoou por 4 continentes. 

Referências

BAUSCH, Pina. Dance senão estamos perdidos. Folha de São Paulo, São Paulo, 27/08/2000, p. 12.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A formação profissional do educador musical: algumas apostas. Porto Alegre: Revista da ABEM, v.8., 17-24, mar. 2003.

BERTÉ, Odailso. Dança Contempop. Corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2015.

CROCO, Tonho; Trovadores. Intérprete: Ultramen. Peleia. In: Olelê. Gravadora Rockit!, 2000. 1 CD. Faixa 12.

DOMÍNIO PÚBLICO. Intérprete: Renato Borguetti. Prenda Minha. In: Gauderiando. Gravadora Atração Fonográfica, 1998. 1 CD. Faixa 2.

FERREIRA, Clarissa. Intérprete: Clarissa Ferreira. Manifesto Líquido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H17vxkapfHI. Acesso em: 10 de fevereiro de 2019.

GIBA, Giba; MESTRE, Xyco. Intérprete: Giba Giba. Outro Um. Quero Quero Produções e Gravações, 1992. 1 LP. Faixa A1.

GOMEZ, Leonel; Gomez, Evair. La Campana. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Vm86LcjFAys. Acesso em: 10 de fevereiro de 2019.

GRECCO, Pirisca; TEIXEIRA, Gujo. Intérprete: Pirisca Grecco. Muchas Gracias. In: Muchas Gracias. 2018 SangSongs, 2013. 1 CD. Faixa 14.

GRECCO, Pirisca. Intérprete: Comparsa Elétrica. Mandinga. In: Comparsa Elétrica. Gravadora USA RECORDS, 2013. 1 cd. Faixa 7.

_____. Intérprete: Pirisca Grecco. Zambita Nueva. In: Compasso Taipeiro. Gravadora Gadea, 2003. 1 CD. Faixa 13.

_____. Intérprete: Comparsa Elétrica. Canta Maria. In: Comparsa Elétrica. Gravadora USA RECORDS, 2013. 1 cd. Faixa 11.

LESSA, Barbosa. Intérprete: Renato Borguetti. Negrinho do pastoreio. In: Gauderiando. Gravadora Atração Fonográfica, 1998. 1 CD. Faixa 3.

PASSOS, Juliana Cunha. Processo de criação em Dança: improvisação, sons e imagens. ANAIS DO IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA. 2015.

RAMIL, Vitor. Intérprete: Vitor Ramil. Estrela, estrela. In: Foi no mês que vem. Gravadora Satolep Music, 2013. 1 CD. Faixa 3.

_____. Intérprete: Vitor Ramil. Chimarrão. In: Délibáb. Gravadora Satolep Music, 2010. 1 CD. Faixa 2.

_____. Intérprete: Vitor Ramil. Querência. In: Longes. Gravadora Satolep Music. 1 CD. Faixa 9.

ROCHA, Tereza. O que é Dança Contemporânea? A narrativa de uma possibilidade. Revista ENSAIO GERAL, Belém, v3, n.5, jan-jul, 2011.

SILVEIRA, Juliana Carvalho Franco da; MUNIZ, Mariana Lima. PINA BAUSCH E TANZTHEATER WUPPERTAL: processos de criação e dispositivos de composição. João Pessoa: Revista Moringa, v. 4. N.2, jul-dez, 2013.

TEIXEIRA, Ana Carolina Bezerra. Deficiência em cena: o corpo deficiente entre criações e subversões. Belém: Revista ENSAIO GERAL, Edição Especial, v.1, n.1, 2010.

VIEIRA, Alba Pedreira; AVELINO, Dienifer Ribeiro. DANÇA, MÚSICA E PROCESSOS CRIATIVOS: posssíveis interfaces. João Pessoa: Revista Moringa, v. 5, n.2, julh-dez, 2014.

Publicado

31.03.2020

Como Citar

Barboza, M. C. de B., Alves, M. R., & Grecco, A. M. (2020). A MÚSICA COMO INSPIRAÇÃO POÉTICA PARA A CRIAÇÃO: RELATOS SOBRE A MONTAGEM DO ESPETÁCULO “DANÇAR AS COISAS DO PAGO”. Revista Da FUNDARTE, 40(40), 189–214. https://doi.org/10.19179/2319-0868/766

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)