A BRINCADEIRA DE FICÇÃO: ESTUDO DA ATUAÇÃO DA CRIANÇA EM CENA

Autores/as

  • Tiago Cruvinel Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/793

Palabras clave:

Criança, Brincadeira de ficção, Preparação, Cinema

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a especificidade da brincadeira de ficção no contexto da atuação da criança em cena. A brincadeira de ficção pode ser entendida como uma forma de expressão corporal sofisticada, em que as crianças representam papeis sociais. O “faz de conta” aqui é percebido como a forma dramática primeira, de modo que essa informação e auxilia na compreensão do processo criativo da criança ‒ via atuação/dramatização ‒, contribuindo com a preparação e a direção de crianças-atores, dado que o “faz de conta” diz muito da cultura da própria criança, da capacidade natural que ela tem de atuar com seu corpo.

Biografía del autor/a

Tiago Cruvinel, Instituto Federal de Minas Gerais

Ator e professor do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Betim.
É doutor (2017) em Artes pela Universidade de Brasília – UnB e possui um pós-doutorado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Autor do livro “Crianças em cena: Análise da atuação e de processos criativas com crianças-atores” (Editora CRV, 2015) e um dos
organizadores da série “Pedagogia das Artes Cênicas” (volumes 1, 2 e 3). Foi vice-coordenador do grupo de trabalho “Pedagogia das Artes Cênicas” da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas –
ABRACE. (2017-2018).

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Publicado

30/09/2020

Cómo citar

Cruvinel, T. (2020). A BRINCADEIRA DE FICÇÃO: ESTUDO DA ATUAÇÃO DA CRIANÇA EM CENA. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–13. https://doi.org/10.19179/2319-0868/793

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