A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE DANÇA EM UMA ESCOLA DE CAMPO

PROCESSOS DE CRIAÇÃO COREOGRÁFICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1421

Keywords:

Dança escolar, Composição coreográfica

Abstract

The present article results from reflections on the practice of the curricular component Dance Internship III, part of the Dance - Teaching degree program at the Federal University of Pelotas/RS, conducted with 8th-grade students from the Garibaldi Municipal Elementary School (a rural school). The internship aimed to work on choreographic composition with students beyond merely understanding the content, but also engaging in dance, fostering creativity and different forms of expression, exploring new possibilities of movement, self-awareness, and the awareness of others. Seeking to encourage these bodily experiences that are not present in everyday life gradually throughout the classes. To achieve this, the processes involved searching for everyday movements to implement these practices and build a dance-related repertoire. Additionally, the collaborative development of choreographic work contributed to the enhancement of competencies in the language domains of the National Common Core Curriculum (BNCC).

Author Biographies

Marco Aurelio da Cruz Souza, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana, Portugal (2019), reconhecido no Brasil pelo programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2010) reconhecido no Brasil pelo programa de pós-graduação em Dança da UFBA. Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e pós-graduação em Dança Educacional, a nível de especialização pela UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Professor do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas - UFPel e professor colaborador do Mestrado em Artes - PPGARTES. Membro da comissão de criação do curso de Licenciatura em Dança da FURB, Universidade Regional de Blumenau, professor e coordenador desta licenciatura até 2021. Coordenador e coreógrafo do Grupo de Danças Alemãs da FURB - Universidade Regional de Blumenau, com o qual participou de eventos e festivais na área a nível nacional e internacional, conquistando inúmeros prêmios e títulos, e idealizador no ano de 2016 dos Grupos de Danças Urbanas, de salão e contemporânea e em 2019 do grupo de danças espanholas na mesma instituição até o ano de 2021. Conselheiro artístico do 9o, 12o e 13o FESTFOLK, Festival Nacional de Danças Folclóricas da cidade de Blumenau, responsável pela seleção dos grupos participantes desta edição do evento no ano de 2008, 2011 e 2012. Coreógrafo convidado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para oficinas de danças Germânicas para alunos do núcleo de dança contemporânea. Ministrou aulas de dança contemporânea e dança folclórica no projeto de arte na Escola do município de Gaspar. Membro do Conselho Fiscal da ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, gestão 2018-2021 e do conselho editorial gestão 2021-2023. Coordenador do Comitê Temático "Dança e(m) Cultura poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos" da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) juntamente com o professor Doutor Thiago de Jesus da Silva Amorim. Vice-presidente da APRODANÇA, Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina, gestão 2019-2021 e 2021-2023. Homenageado no 11o Festival Internacional Múltipla Dança 2021. Homenageado com a comenda de Mérito Cultural Cruz e Souza no ano de 2021 no estado de Santa Catarina. Coordenador do Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel. Líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa "Arte e Estética na Educação" e pesquisador da Diálogos - rede internacional de pesquisa, ações colaborativas que reúnem pesquisadores do Brasil, França, Inglaterra, China, Índia, Portugal, Colômbia, Argentina e Equador. Editor da Revista Brasileira de Estudos em Dança e da Art Research Journal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Dança Educacional, Dança Folclórica e Popular de matriz tradicional, Dança Contemporânea e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio em dança; dança educacional; dança popular e folclórica; processos de criação; arte e estética.

Flávia Marchi Nascimento, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Professora do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É graduada em Educação Física, Licenciatura Plena pela Escola Superior de Educação Física da UFPel. Possui especialização em Pesquisa em Educação Física e mestrado em Educação Física (ESEF/UFPel), com projetos voltados à Dança. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Atua nos estágios supervisionados em Dança. Idealizadora e coordenadora do Projeto Dançar A2 Pelotas.

Jean Dornelles Chagas, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Artista e bailarino. Graduando do curso de Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Bolsista do Programa Residência Pedagógica UFPEL (PRP-UFPEL). Destaque da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) no ano de 2023.

Filipe Iracet, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Artista e bailarino. Graduando do curso de Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atuou como Monitor em Disciplina da Graduação, está vinculado ao Projeto Turno 2 - Pesquisa e Criação Artística UFPEL com participação em eventos como Seminário de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Dança, Congresso dos Projetos Unificados do Centro de Artes da UFPEL e Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) em 2023.

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Published

19/06/2024

How to Cite

Souza, M. A. da C., Marchi Nascimento, F., Dornelles Chagas, J., & Iracet, F. (2024). A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE DANÇA EM UMA ESCOLA DE CAMPO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO COREOGRÁFICA. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1421. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1421