O TREINAMENTO ESPETÁCULO
UMA REFLEXÃO SOBRE A AMBIÊNCIA CRIATIVA DO SISTEMA MEYERHOLDIANO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1218Keywords:
Biomecânica. Meyerhold. Criação. Treinamento. Espetáculo.Abstract
O artigo centra-se na reflexão, análise, e discussão da ideia de treinamento espetáculo no sistema meyeholdiano. Desta forma, busca-se ampliar a compreensão dos fundamentos do sistema criado por Meyerhold, e como hoje se desenvolve nas artes da cena. Para tal, esta abordagem busca examinar o processo de criação do espetáculo ítalo-brasileiro A2 Passos, dirigido por Gennadi Bogdanov (Rússia), dedicando-se na análise dos princípios meyerholdianos no processo de treinamento/espetáculo, o mecanismo de construção de uma frase de ação e as redes de autoria na composição da obra.
References
Referências:
FARIAS, Emilia Maria Peixoto. Metáfora e metonímia na geração de sentido. Organon, v. 21, n. 43, 2007. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.39585
MEJERCHOL’D. Vsevolod., L’attore biomeccanico, Testi raccolti e presentati da Nicolaj Pesocinskij, Fausto Malcovati (a cura di). Milano: Udilibri, 2009.
MEYERHOLD, Vsevolod Emilevich, 1874 – 1940. Do teatro / Vsévolod Meyerhold; tradução e notas Diego Moschkovich. São Paulo: Iluminuras, 2012.
PATERNÒ, Claudio Massimo. Biomeccanica Teatrale di Mejerchol’d: idee, principi, allenamento. Roma: Dino Audino, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Marcelo Bulgarelli
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.