IMAGEM, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO EM ARTE
RELAÇÕES COLETIVAS, INDIVIDUAIS E CRÍTICAS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1200Keywords:
Imagem, Imaginário, EducaçãoAbstract
The article approaches, firstly, the relations between images and collective imaginaries, and then discusses processes of individual readings, even if these are related to the imaginary or culture of a group. Afterwards, the discussion is brought to the scope of education to reflect on the benefits of working with the image or with audiovisual at school in accordance with the field of visual culture as to reflect on the role of Art as a subject. Finally, it is concluded that if images are permeated by imaginaries, their strength and potential impact must be considered. For this reason, the subject is a necessary guideline for the field of art education so that a critical position can be established in relation to images.
References
BUCHMANN, Luciano. As imagens de Rosângela Rennó. DVD. São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2005.
COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.
DUBOIS, Philippe. Máquinas de imagens: uma questão de linha geral. In: DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
DUCHAMP, Marcel. O ato criador. In: BATTCOCK, Gregory. A nova arte. Disponível em: https://asno.files.wordpress.com/2009/06/duchamp.pdf. Acesso em: 13 dez. 2022.
ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.
JIMENEZ, Marc. O que é estética? São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1999.
MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. (Entrevista) In: Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 15, agosto. 2001. Disponível em: http://200.144.189.42/ojs/index.php/famecos/article/viewArticle/285. Acesso em: 14 dez, 2022.
MEME. Definição. Disponível em: https://www.dicionariopopular.com/meme/#:~:text=Na%20internet%2C%20a%20express%C3%A3o%20%E2%80%9Cmeme,das%20redes%20sociais%20ou%20f%C3%B3runs. Acesso em: 14 dez. 2022.
NUNES, Luciana Borre. Cultura visual: travessias, provisoriedades e encontros em processos de ensinar e aprender. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: aprender...pesquisar...ensinar... Santa Maria: Editora UFSM, 2016.
RENNÓ, Rosangela. Hipocampo. Imagem. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra15673/hipocampo. Acesso em: 14 dez. 2022.
RENNÓ, Rosangela. Hipocampo. Imagem. Disponível em: http://www.rosangelarenno.com.br/obras/view/42/1. Acesso em: 14 dez. 2022.
ROLDÁN, A.G. Videoarte y educación. In: Videoarte en contextos educativos. Granada: Universidad de Granada, 2012. (tesis doctoral).
TIKTOK. Definição. Disponível em: https://tecnoblog.net/337651/o-que-e-tiktok/#:~:text=O%20TikTok%20(iOS%2FAndroid),cortes%20e%20usar%20a%20criatividade. Acesso em: 14 dez. 2022.
VICCI, Gonzalo. Imagens e corpos adolescentes: proposta de abordagem a partir da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: aprender...pesquisar...ensinar... Santa Maria: Editora UFSM, 2016.
VITELLI, Celso. Estação adolescência: identidades na estética do consumo. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2002.
YOUTUBER. Definição. Disponível em: https://www.infoescola.com/internet/youtuber/. Acesso em: 15 dez. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Sabrina Esmeris
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.