PINTOR E PINTURA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO

Autores

  • Antonio José dos Santos Junior Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/857

Palavras-chave:

Arte, Relato de experiência, Isolamento Social, Pintura, Pintor.

Resumo

Este texto aborda um relato de experiência diante das confrontações vivenciadas no período de isolamento social, ocorridas pela COVID-19. Como metodologia de trabalho, a prática ocorre com experimentações em pinturas a óleo através de reflexões geradas que surgem a partir de imagens recebidas, oriundas via web, através de pessoas que estão em contato direto com a natureza. Esses indivíduos enviam imagens desses espaços para o autor e passam a disparar o processo criativo de novas imagens. Busca-se transpor a experiência paralela à pandemia para um novo olhar, através de estudos de cores.

Biografia do Autor

Antonio José dos Santos Junior, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mestre em Artes Visuais (PPGART/UFSM), com ênfase em Poéticas Visuais, bolsa CAPES. Atualmente discente na Especialização em Artes (UFPel). Artista Visual - Desenho e Plástica (UFSM) com período sanduíche na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Portugal. Integrante dos grupos de pesquisas: Arte Impressa e Ecologia CNPq/UFSM; Processos Pictóricos CNPq/UFSM. Tem interesse em investigar processos de criação e pintura na contemporaneidade. E-mail: antoniojunior_jr@hotmail.com
LATTES: http://lattes.cnpq.br/1715724412555768 - ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5641-7663

Referências

ARDÈVOL, Elisenda & MUNTAÑOLA, Nora (Orgs.). Representación y cultura audiovisual en la sociedad contemporánea. Barcelona: Editorial UOC, 2014.

BACHELARD, Gaston. A Terra e os Devaneios da Vontade: Ensaio sobre a imaginação das forças; tradução Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão – 3ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus COVID-19. Brasília, 2020.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

HOCKNEY, David. "Comme des idiots, nos avons perdu pas lien avec la nature...”. In: Site France Inter. Disponível em: <https://www.franceinter.fr/emissions/lettres-d-interieur/lettres-d-interieur-16-avril-2020> Acesso em 10 dez. 2020.

KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na Arte e na pintura em particular. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

KOSSOY, B. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. 3ª ed. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa. São Paulo:

Melhoramentos, 2020.

PEDROSA, Mário. “O ‘bicho-da-seda’ na produção em massa”. In: Mammi, Lorenzo (org.). Mário Pedrosa: Arte, Ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2015b, p. 400-405. DOI: https://doi.org/10.4000/books.oep.561

Revista Veja. Coronavírus: Hockney e outros artistas compartilham obras do isolamento. Disponível em <https://veja.abril.com.br/mundo/coronavirus-hockney-e-outros-artistas-compartilham-obras-do-isolamento/> Acesso em 03 set 2020.

RICHTER, Gerhard. Text: Writings interviews and letters 1961-2007. Londres: Thames & Hudson, 2009, p. 15.

TEIXEIRA, Teresinha C. O caderno de guerra na obra de Carlos Scliar – traços marcantes de uma trajetória. 2013, 86 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais – Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2013.

Downloads

Publicado

30.03.2021

Como Citar

Junior, A. J. dos S. (2021). PINTOR E PINTURA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–17. https://doi.org/10.19179/2319-0868/857

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)