PANDEMIA E AS MOTIVAÇÕES SOCIAIS PARA A PRODUÇÃO DE CIBERDANÇAS NO TIKTOK

Autores

  • Luiza Chies Universidade Federal de Pelotas
  • Rebeca Recuero Rebs Universidade Federal de Pelotas/Programa de Pós-Graduação em Artes

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/852

Palavras-chave:

Artes, Dança, Dinâmicas Sociais, Cibercultura, Ciberdança, Pandemia, TikTok

Resumo

O artigo visa identificar os estímulos sociais que movem as interações na plataforma de redes sociais TikTok para o desenvolvimento de ciberdanças, especialmente no contexto da pandemia gerada pelo COVID-19. Trabalham-se conceitos de dinâmicas sociais e valores das redes sociais online, além de obras audiovisuais de ciberdança. Desenvolveu-se uma observação participante no aplicativo, aplicação de um questionário e entrevistas estruturais com usuários. Observou-se que as ciberdanças presentes no TikTok promovem dinâmicas como a competição, cooperação, agregação, adaptação e apropriação social que parecem estimular a manutenção de conexões sociais, gerando subsequentemente, o sucesso do aplicativo durante o período de distanciamento social.

Biografia do Autor

Luiza Chies, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista de Iniciação Científica CNPq. Integrante do Grupo de Pesquisa em Produções Audiovisuais na Cibercultura.

Rebeca Recuero Rebs, Universidade Federal de Pelotas/Programa de Pós-Graduação em Artes

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela UNISNOS. Professora e pesquisadora dos cursos de Cinema, de Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel. Pós-doutorado em Letras pela UFPel. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Produções Audiovisuais na Cibercultura.

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Publicado

30.03.2021

Como Citar

Chies, L., & Recuero Rebs, R. (2021). PANDEMIA E AS MOTIVAÇÕES SOCIAIS PARA A PRODUÇÃO DE CIBERDANÇAS NO TIKTOK. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–19. https://doi.org/10.19179/2319-0868/852

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