FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM DANÇA DE PROFESSORES DE ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Laura Ruaro Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Martina Bevilacqua Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Taiana Souza Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flávia Pilla do Valle Curso de Licenciatura em Dança. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Aline Nogueira Haas Curso de Licenciatura em Dança. Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.732

Palavras-chave:

Dança, Educação

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar a formação e a capacitação em dança do professor de Arte e de Educação Física das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Porto Alegre, RS. Os sujeitos de pesquisa foram 91 professores de 22 escolas municipais, sendo 36, da disciplina de Arte; e, 55, da Educação Física. O instrumento de coleta de dados foi um questionário de perguntas fechadas e abertas. A análise dos dados ocorreu através da determinação de duas categorias: perfil do professor de dança: formação e capacitação; e, perfil do professor de dança: atuação na escola. Os resultados obtidos refletiram uma realidade específica de uma época, demonstrando que os egressos de licenciaturas em dança ainda não estavam inseridos no ensino fundamental de escolas municipais de Porto Alegre. 

Biografia do Autor

Laura Ruaro Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Dança, Mestre em Ciências do Movimento Humano.

Martina Bevilacqua, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Dança

Taiana Souza Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Dança

Flávia Pilla do Valle, Curso de Licenciatura em Dança. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Licenciada em Educação Física; Doutora em Educação.

Aline Nogueira Haas, Curso de Licenciatura em Dança. Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Dança; Doutora em Ciências do Movimento Humano; Pós-doutorado na área da "Dance Science" University of Wolverhampton, Reino Unido.

Referências

BERGALLO, Andréa. Graduação em Dança: contradições e reflexões sobre legitimidade e hegemonia. In: CALAZANS, Julieta; CASTILHO, Jacyan; GOMES, Simone (coord.). Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

BRASIL, 1997. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF. 1997.

BRASIL, 1996. Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Disponível em:

<http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 07 de março de 2017.

Brasil, 2007. Ministério da Educação. REUNI. Disponível em: http://reuni.mec.gov.br. Acesso em: 07 de março de 2017

BRASIL, 2016.Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm>. Acesso em: 07 de março de 2017.

BRASIL, 2017. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em; http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pdf/1_BNCC-Final_Introducao.pdf . Avesso em: 17 de maio.2017.

CONTREIRAS, Clarice Nunes Muniz. Mercado de trabalho e perfil profissional: egressos da Escola de Dança.2012. 80 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2012.

GAYA, Adroaldo (org.). GARLIP, Daniel ... [et. al.]. Ciências do movimento humano: Introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2008

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 10ª edição. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. 180p.

MARQUES, I. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2003. 197 p

MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Digitexto, 2012. 176p.

MASSUTTI, S. M. A dança como conteúdo de Educação Física nas Escolas da Rede Municipal de Porto Alegre. 2003. Monografia (Curso de Especialização em Dança) – Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. 47f.

MORANDI, Carla. O descompasso da dança e da educação física. In: STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. S/ao Paulo: Papirus, 2006.

PACHECO, A. J. P. Educação Física e dança: uma análise bibliográfica. Pensar a Prática 2, Jun./Jun, 156-171,1998-1999.

PALUDO, Luciana. O lugar da coreografia nos cursos de graduação em dança do Rio Grande do Sul, Brasil. 241 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SILVA, M. G. M. S. da; SCHWARTZ, G. M. Por um ensino significativo da dança. Revista Movimento. Ano VI. Nº 12. 2000/1. p. 45 – 52.

SOUZA, João Batista Lima de; PEREIRA, Marcelo de Andrade; ICLE, Gilberto. Entre arte e docência: Um estudo sobre o perfil de egressos dos cursos de graduação em dança no Sul do Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 77, n. 23, p.1-26, ago. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v23.1789>. Acesso em: 04 set. 2015. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v23.1789

STRAZZACAPPA, Márcia. Dançando na Chuva... e no Chão de Cimento. In: FERREIRA, Sueli (Org.). O Ensino das Artes: construindo caminhos. 7. ed. Campinas: Papirus, 2009. P. 39-78.

TERRA, Ana. Onde se produz o artista da dança? In: TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. Alguma perguntas sobre Dança e Educação. Seminários de Dança. Joinville: Nova Letra, 2010.p. 67-76.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

VALLE, Flavia Pilla do; HAAS, Aline Nogueira. Formação em dança no Rio Grande do Sul e sua interface com a pesquisa. Revista da FUNDARTE. Montenegro. ano 11, nº 21, p.22 - 25.

VARGAS, Lisete Arnizaut. Formação em Dança, para quê? Nossa experiência na UFRGS. In: I Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: 1ª Ed., p. 69-81, 2011.

WOSNIAK, Cristiane. Bacharelado e/ou licenciatura: quais são as opções do artista da dança no Brasil? In: TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. Alguma perguntas sobre Dança e Educação. Seminários de Dança. Joinville: Nova Letra, 2010.p. 121-123.

Downloads

Publicado

05.06.2020

Como Citar

Ruaro Moraes, L., Bevilacqua, M., Souza Alves, T., Pilla do Valle, F., & Nogueira Haas, A. (2020). FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM DANÇA DE PROFESSORES DE ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Da FUNDARTE, 41(41). https://doi.org/10.19179/2319-0868.732

Artigos Semelhantes

<< < 38 39 40 41 42 43 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.