Identidade e criação em arte contemporânea: uma proposta educativa

Autores

  • Mariza Missako Sakamoto Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP)

Palavras-chave:

Educação, Artes, Artes Visuais

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a arte contemporânea como um processo de criação e aprendizagem que pode ser trabalhado em sala de aula. Para isso é preciso estar atento à formação inicial docente, pois a resistência ao contemporâneo ainda persiste na escola, demonstrando o nosso despreparo e impedindo ampliar a visão para a arte da atualidade. Segue-se o relato de uma proposta educativa realizada no curso de licenciatura em Artes Visuais, explorando possibilidades artísticas bastante significativas, sob o título “Identidade,” tornando-se um referencial para que o futuro professor entenda melhor a produção contemporânea a partir de sua própria experiência criadora e assim promover mediações com seus alunos na escola.

Biografia do Autor

Mariza Missako Sakamoto, Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP)

Coordenadora e professora do curso de licenciatura em Artes Visuais e Teatro.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. 2 ed. São Paulo: Martins, 2014.

COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea? 3 ed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / ed. Massangana, 2011.

COSTA, Magnólia. Integrando arte e vida. Revista Sesc SP, São Paulo, n. 8, ano 14, p. 39-41, fev. 2008.

FARIAS, Agnaldo. Arte Brasileira Hoje. 2 ed. São Paulo: Publifolha, 2009.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do Ensino de Arte: fundamentos e proposições. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

GIANNOTTI, Marco. Breve história da pintura contemporânea. São Paulo: Claridade, 2009.

MARTINS, Mirian Celeste. Conceitos e terminologia – aquecendo uma transforma-ação: atitudes e valores no ensino de Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. p. 49-60.

MINERVINO, Júlio Cesar. Coisas do mundo, um mundo de coisas. Revista Mackenzie: Educação, Arte e História da Cultura, ano 1, n. 1, São Paulo: ed. Mackenzie, 2001, p. 89-97.

Downloads

Publicado

18.12.2018

Como Citar

Sakamoto, M. M. (2018). Identidade e criação em arte contemporânea: uma proposta educativa. Revista Da FUNDARTE, 36(36), p.81–102. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/509

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.