PAULO FREIRE

O CAMARADA DA REVOLUÇÃO E DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1609

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação, Revolução

Resumo

Nesta entrevista concedida ao Jornal “Nô Pintcha”, de Guiné-Bissau, no ano de 1977, Paulo Freire fala das suas ideias em torno da educação vinculada à revolução. Inscreve-se no tempo presente, refletindo a luz da problemática contemporânea. Entre os temas abordados: alfabetização, militância, Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP), educação e revolução. A publicação da entrevista, por meio da transcrição e do ineditismo da fonte, inaugura pontes com a atualidade, na perspectiva Freireana capaz de alargar o entendimento das suas propostas para a libertação, emancipação e conscientização humanas.

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Biografia do Autor

Nima Spigolon, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas/SP, Brasil

Professora (in) conclusão! Pós Doutorado, área: História da Educação (2022); Doutorado em Educação, área de concentração Ciências Sociais na Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestrado em Educação, área de concentração: Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, pela mesma Universidade (2009). Graduação em Pedagogia (2005) e Bacharelado em Administração (1992). Professora da Faculdade de Educação, na Universidade Estadual de Campinas. Credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional). Coordenadora e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA) da Faculdade de Educação da UNICAMP; Vice líder do Grupo de Pesquisa Educação, Feminismos e Amazônia - EduAmazônia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), integrante do Observatório Paulo Freire, da Universidade Federal de Uberlândia, e participante do Grupo de Estudos Literatura e Ditaduras (GELD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ganhadora do Jabuti Acadêmico (1 edição, 2024) na categoria Educação e ensino, com o livro "Elza Freire e Paulo Freire: noites de exílio, dias de utopia". Membro Associado da ALB (Associação de Leitura do Brasil), da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh); Membro da ABRESC (Academia Brasileira de Escritores), ALAMI ( Academia de Artes, Letras e Música de Ituiutaba); UTOPIA (União de Escritores da Língua Portuguesa); ACLEMOD (Associação de Cultura, Literatura e Educação de Quirinópolis). Atua principalmente com os temas de: Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Paulo Freire e Elza Freire, Formação de professores, Políticas Públicas, Ditadura e Exílio brasileiro.

Referências

FFREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em Processo. 2ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

MAZZA, Débora e SPIGOLON, Nima I. Educação, exílio e revolução: o camarada Paulo Freire. In: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n.07, p. 203-220, 2018.

SPIGOLON, Nima I. Elza Freire e Paulo Freire: noites de exílio, dias de utopia. Uberlândia, MG: Pangeia Editorial, 2023.

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Publicado

12.06.2025

Como Citar

Spigolon, N. (2025). PAULO FREIRE: O CAMARADA DA REVOLUÇÃO E DA EDUCAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 64(64), e1609. https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1609