A arte inclusiva e a inclusão da arte: alguns apontamentos
Palavras-chave:
Pedagogia, arte, inclusão.Resumo
É considerável compreender os aspectos relacionados ao ensino da arte e a implementação de práticas e políticas voltadas à inclusão em escolas públicas regulares e os fatores atrelados a tal contexto, bem como o desenvolvimento sócio-cultural das práticas supracitadas e também da disciplina de arte, ambos historicamente segregados. A análise apresentada nesse trabalho intenta desvelar parcialmente as problemáticas enfrentadas por educadores e comunidade escolar no sentido de incluir realmente o aluno portador de deficiência e também, sensibilizar os leitores para a necessidade de transvalorizar os conceitos defasados que derivam de uma tradição histórica educacional classista, que a despeito das necessidades e transformações sociais privilegiam práticas discriminatórias no âmbito escolar, intelectual e estético do ser.
Referências
BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre. Mediação. 2010. 3ª ed.
CUNHA, Suzana Rangel V. As artes do universo infantil. Porto Alegre. Mediação, 2012. 2ª Ed.
FERRAZ, Maria H. C. T.; FUSARI, Maria F. R.. Métodologia do ensino de arte. São Paulo. Cortez, 1993
MANZINI, Eduardo José. Inclusão e acessibilidade. Marília. ABPEE, 2006.
MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Fundamentos de educação especial. São Paulo. Pioneira, 1982.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Política de educação inclusiva nas escolas: trajetória de conflitos. In: JESUS, Denise Meyrelles de. et all. Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre. Mediação, 2009.
PADILHA, Anna Maria Lunardi. Práticas pedagógicas e a inserção sócio-cultural do deficiente: a complexidade da proposta. In: MANZINI, Eduardo José. Inclusão e acessibilidade. Marília. ABPEE, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.