DILEMAS DA MEDIAÇÃO DO TEATRO EM COMUNIDADE

A EXPERIÊNCIA DA OFICINA ATELIÊ DA COMÉDIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1392

Palavras-chave:

Teatro em comunidade, Mediação teatral, Pesquisa-ação

Resumo

 Este artigo explora a ideia de que o processo e a experiência podem mostrar-se fundamentais para a mediação do teatro em comunidade realizada por um coletivo teatral, que se baseia em jogos no formato de oficina. Baseando-se nas propostas de Conquergood (1989), Artaud (2006), Larrosa (1998), bem como na pesquisa-ação realizada por Autor (2016), o artigo enfatiza a importância de aceitar a natureza emergente, temporal, contingente, provisória, indeterminada e dinâmica do teatro em comunidade. Além disso, o artigo aponta a fluidez, os lapsos e as contradições como parte integrante da experiência de ensino-aprendizado nessa modalidade de ensino.

Biografia do Autor

Elderson Melo de Miranda, Universidade Federal do Acre - UFAC, Rio Branco/AC, Brasil

Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Letras – Linguagem e Identidade (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Acre. Doutor em Educação pela USP. Mestre em Artes pela UNICAMP. Graduado em História pela UFAC. Graduado em Teatro pela UNESPAR.

Helder Carlos de Miranda, Universidade Federal do Acre - UFAC, Rio Branco/AC, Brasil

Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (mestrado). Doutor em Performances Culturais pela UFG. Mestre em Artes pela UNESP. Graduado em Teatro pela UNESPAR.

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Publicado

08.08.2024

Como Citar

DE MIRANDA, E. M., & de Miranda, H. C. (2024). DILEMAS DA MEDIAÇÃO DO TEATRO EM COMUNIDADE: A EXPERIÊNCIA DA OFICINA ATELIÊ DA COMÉDIA. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1392. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1392

Edição

Seção

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO