SAPATO LUSTRADO, CHEIO DE GINGA, PROVOCO E DESAFIO

AS ENCRUZILHADAS DO MALANDRO BRASILEIRO

Autores

  • Doutora Raqueli Biscayno Viecili Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, RN/Brasil
  • Doutor Marcílio de Souza Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, RN/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1298

Palavras-chave:

Malandro. Samba Malandro. Religião Afro-brasileira.

Resumo

 

Neste artigo vamos abordar as possíveis origens do Malandro e suas interligações. Nosso principal objetivo é propor uma análise sobre aspectos conceituais e históricos relacionados à figura do Malandro através da teoria dos estudos culturais. Pelas representações sociais, é possível compreender as formas de comportamento, bem como as orientações de ordem cultural que regem as ações individuais e coletivas e as interações da vida social. O Malandro é consolidado a partir dos eixos descritos, ele sobrevive pelo seu caráter atávico e é circulado pela mídia, sendo presente demasiadamente no transcorrer dos tempos, tornando-se atemporal na cultura social e religiosa brasileira.

Biografia do Autor

Doutora Raqueli Biscayno Viecili, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, RN/Brasil

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Pneumológicas, Dançarina de Dança a Dois, Membro Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CIRANDAR (UFRN) e do Grupo de Pesquisa Estesia (UFRN).

Doutor Marcílio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, RN/Brasil

Bolsista de Produtividade em Pesquisa Cnpq – Nível 2, Pós-Doutor em Artes (UNESP) e Educação (UFPB). Doutor em Educação (UFRN), Professor do Curso de Dança da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa CIRANDAR, Artista da Cena

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Publicado

25.03.2024

Como Citar

Viecili, R. B., & Vieira, M. de S. (2024). SAPATO LUSTRADO, CHEIO DE GINGA, PROVOCO E DESAFIO : AS ENCRUZILHADAS DO MALANDRO BRASILEIRO. Revista Da FUNDARTE, 58(58), e1298. https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1298