A POÉTICA INTROMETIDA NA EDUCAÇÃO

A/R/TOGRAFIA

Autores

  • Leísa Sasso Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Secretaria de Educação do Distrito FederalSECEC/SEEDF

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1251

Palavras-chave:

A/r/tografia, Educação, Práticas Pedagógicas, Poética

Resumo

Em um mundo hiper interativo e em rápida transformação, a Academia também se transforma.  Ainda que de forma relutante, cientistas começam a entender que a subjetividade, a intuição e a criatividade são importantes para a pesquisa científica. Assim sendo, há que se considerar novas formas de pesquisas, novas abordagens, métodos e processos, além de outras formas de comunicação e expressão. Uma dessas formas é a arte, que desafia o paradigma cartesiano e objetivo das universidades. A a/r/tografia, a escrita com arte, a escrita do artista, pesquisador e professor é um exemplo dessa inovação acadêmica. Muitos pesquisadores usam essa escrita para dialogar com seus colegas e com a sociedade, e seguem seu método de Pesquisa Baseada em Arte para atingir seus objetivos de pesquisa. Observada a partir de uma perspectiva educacional, percebe-se que a a/r/tografia também contribui, facilita e induz a compreensão dos fatos e a ampliação do conhecimento em todas as áreas, o que a torna valiosa como pedagogia e, em um sentido mais amplo, como filosofia da educação.

 

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos.Belo Horizonte: Ed. C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Org.). Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BARONE, T.; EISNER, E. W. Arts based educational research. In: JUDITH L.G. (Org.) Handbook of complementary methods in educational research. New York: Routledge, 2006. P, 95 – 106.

BRUM; LEITE. 23Educação em Foco, ano 26, n. 48 –Janeiro/ Abril 2023 | e-ISSN-2317-0093 | Belo Horizonte (MG) DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7046

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Educação e cultura visual:uma trama entre imagens e infância. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS. Porto Alegre, 2005. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/79457. Acesso em: 25 Abr 2021.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Féliz. Mil Platôs. Tradução de Ana Lúcia Oliveira; Aurélio Guerra Neto e Cecília Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.

DIAS, Belidson. Pré-acoitamentos: os locais da arte/educação e da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo (Org.). Visualidade e Educação. Goiânia: Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual/FUNAPE, 2008, p. 37 -53.

DIAS, Belidson. O i/mundo da Educação da Cultura Visual. Brasília: Editora da pós-graduaçãoem arte da Universidade de Brasília, 2011.

DIAS, Belidson. Arrastão: o cotidiano espetacular e práticas pedagógicas críticas. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Cultura das imagens: desafios para a arte e para educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2012, p. 55 -73.

DUNCUM, Paul. Por que a arte educação precisa mudar e o que podemos fazer. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2011, p. 15 –30.

EISNER, Eliot. El Ojo Ilustrado: Indagación cualitativa y mejora de la prática educativa. Barcelona: Paidós, 1998.

EISNER, Eliot. Estrutura e mágica no ensino da Arte. In ANA MAE BARBOSA (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2013.

FERNÀNDEZ, Maria del Rosário Tatiana. Eventos Artísticos como pedagogia cultural. Brasília, 2015.

FERNÀNDEZ, Maria del Rosário Tatiana; DIAS, Belidson. Pedagogias Culturais nas entre viradas: eventos visuais & artísticos. Em: MARTINS, Raimundo e TOURINHO, Irene (Orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora da UFSM, 2014.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2002.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educativa. Tradução: Ana Duarte. Porto Alegre: Mediação, 2007.

HERNÁNDEZ, Fernando. A Cultura Visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 31-49.

IRWIN, Rita. A/r/tography: a metonymic métissage. In: IRWIN, R. L.; DE COSSON, A. (Orgs.) A/r/tography: rendering self through arts-based living inquiry. Vancouver, BC: Pacific Educational Press, 2004ª. p. 27-38.

IRWIN, Rita. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Orgs.) Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.

JAGODZINSKI, jan; WALLIN, Jason. Arts-Based Research: A Critique and a Proposal. Rotterdam: Sense Publishers, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-6209-185-6

LUTZ, Bertha. O papel educativo dos museus americanos: relatório apresentado ao diretor do museu, dr. Roquette-Pinto. Rio de Janeiro, Museu Nacional, 1933. BL.0, MUS 22/3; BL. 0, MUS 22/2.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massas. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

MARTINS, Mírian Celeste. A floresta entre Palavras e Imagens. In: MARTINS, Mírian Celeste; BONCI, Estela; MOMOLI, Daniel (Orgs.) Formação de educadores: modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural. São Paulo: Terracota Editora, 2018.

MARTINS, Raimundo. Educação e poder: deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual. In: Oliveira, Marilda de; HERNÁNDEZ, Fernando. (Orgs.). A formação de professores e o ensino das artes visuais. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2005, p. 133 -145.

MARTINS, Raimundo. (Org). Dossiê Cultura Visual. In: Visualidades: revista do Programa de Mestrado em Cultura Visual. Goiânia: FUNAPE, v. 4. Ed, 2006.

MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: Oliveira, Marilda de. (Org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007, p. 19 -40.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Circunstâncias e ingerências da Cultura Visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 51 -68. DOI: https://doi.org/10.32379/9786557160206

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Entrevidas das imagens na Arte e na Educação. Cultura das Imagens:desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2012, p. 09 –13.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. ENCONTROS COM SENSIBILIDADES EM SAUDÁVEIS DESQUÍLIBRIOS DA RAZÃO: atos e processos de aprender, pesquisar e ensinar. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: aprender... pesquisar... ensinar... Santa Maria: Ed. da UFSM, 2015, p. 133 -146.

MITCHELL, William John Thomas. Showing seeing. Journal of Visual Culture, v. 1, nº. 2, p. 165 -181, 2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/147041290200100202. Acesso em: 18 Jul 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/147041290200100202

ONFRAY, Michel. Politique du rebele: Traité de resistence et d’insoumission. Paris: Éditions Grasset & Fasquelle, 1997.

PLATÃO. A República. Tradução M.H.R. Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política; tradução Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.

SINNER, Anita.; LEGGO, C.; IRWIN, R. L.; GOUZOUASIS, P.; GRAUER, K. Arts-based educational research dissertations: reviewing the practices of new scholars. Canadian Journal of Education, v. 29, n.4, p. 1223-1270, 2006. DOI: https://doi.org/10.2307/20054216

SPRINGGAY, S. et al. (Org.) Being with a/r/tography. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, 2007. DOI: https://doi.org/10.1163/9789087903268

TAVIN, Kevin. Antecedentes críticos da cultura visual na arte educação nos Estados Unidos. In: MARTINS, Raimundo. (Ed). Visualidades e Educação. Goiânia: FUNAPE, 2008, p. 11 -24.

TOURINHO, Irene. Imagem, identidade e escola. In: Salto para o futuro: Cultura Visual e Escola. Ano XXI Boletim 09 -Ago 2011.

TOURINHO, Irene. Imagens, pesquisas e educação: questões éticas, estéticas e metodológicas. In: TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo. (Orgs.). Cultura das Imagens:desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2012, p. 231 -252.

WEINER, Eric. Making the Pedagogical (Re) Turn : Henry Giroux’s Insurgent Culture Pedagogy. JAC. v.21, n.2, pg 434-451, Spring, 2001.

Downloads

Publicado

31.08.2023

Como Citar

Sasso, L. (2023). A POÉTICA INTROMETIDA NA EDUCAÇÃO: A/R/TOGRAFIA. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–20. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1251

Artigos Semelhantes

<< < 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.