SOBRE HISTÓRIAS CORPORAIS: DO CORPO NARRADO AO CORPO REALIZADO, MAS DE QUE CORPO SE ESTÁ FALANDO?

Autores

  • Alice Maria Corrêa Medina Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1166

Palavras-chave:

Corpo, Narrativas, Histórias

Resumo

O artigo apresenta reflexões e discussões acerca do corpo e, para isso, convida alguns autores a dialogarem com o tema.  Apresenta como objetivo promover uma compreensão sobre as implicações do corpo narrado e sua dimensão história, em movimento, em direção ao corpo realizado no presente. Visa, concomitantemente, fomentar a emersão de questões que são recorrentemente tratadas e discutidas no âmbito das diversas áreas do conhecimento, destacando os contextos relacionais como dispositivos potencializadores para o conhecimento corporal a partir das experiências historicamente produzidas.  Ao final se declara: Meu corpo, meu texto, meu tempo, minha história e o mundo, meu lugar!

Biografia do Autor

Alice Maria Corrêa Medina, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB) Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UnB Docente da Faculdade de Educação Física da UnB Áreas de atuação: Educação, Educação Infantil, Corpo, Cultura e Produção de Sentidos e Educação Ambiental Formação Pós-doutorado em Educação - Universidade de Barcelona - Espanha Pós-doutorado em Educação - Universidade de Brasília - Brasil Pós-doutorado em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil

Referências

BRASIL, IBGE. Acesso à informação - Características de cor ou raça da população Brasileira, 2017. Disponível em: http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Item/displayifs.aspx?List=0c839f31%2D47d7%2D4485%2Dab65%2Dab0cee9cf8fe&ID=1436321&Web=88cc5f44%2D8cfe%2D4964%2D8ff4%2D376b5ebb3bef Acesso em 21 set, 2022.

CARTER, Kathy. The place of story in the study of teaching and teacher education. Researcher, Washington, v. 22, n. 1, p. 5-12, 1993. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X022001005

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

HACKNEY, Peggy. Making connections: Total body integration through Bartenieff fundamentals. Routledge, 2003. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203214299

HAWTHORNE, Nathaniel. A letra escarlate. Tradução de Christian Schwartz. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2010.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DEFFACI, Kátia Salib; SASTRE, Cibele; PINTO, Aline da Silva; LOPES, Sílvia da Silva. Corpos COM(part)ilhados. Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 44, n. 44, p. 1–12, 2021. DOI: 10.19179/2319-0868/898. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/898. Acesso em: 21 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/898

STEPHENS, John. Language and ideology in children's literature. New York: Longman Publishing, 1992.

STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos CEDES, Campinas, Centro de Estudos Educação e Sociedade, n. 53, 1ª ed., 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000100005

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto, 1979.

Downloads

Publicado

14.12.2022

Como Citar

Medina, A. M. C. (2022). SOBRE HISTÓRIAS CORPORAIS: DO CORPO NARRADO AO CORPO REALIZADO, MAS DE QUE CORPO SE ESTÁ FALANDO?. Revista Da FUNDARTE, 52(52). https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1166