EDUCAÇÃO EM MUSEUS DE ARTE CONTEMPORÂNEA
ESTUDO DAS AÇÕES EDUCATIVAS DA FUNDAÇÃO VERA CHAVES BARCELLOS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1065Palavras-chave:
Ação Educativa em Museus;, Arte contemporânea;, Fundação Vera Chaves Barcellos;Resumo
Este artigo analisa as ações educativas em arte contemporânea referentes à Exposição Eu Estou Aqui Agora promovida pela Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) em 2019, a partir do Programa Educativo da instituição que é responsável pela criação e desenvolvimento das ações através do material educativo impresso e digital, cursos de formação para Professores, entre outras ações que fazem parte do programa. O presente texto busca compreender os impactos e a importância na realidade dos educadores e dos alunos envolvidos. A identificação das ações ocorreu a partir do site da instituição, do material educativo impresso, de entrevistas com a coordenação do setor educativo da referida Fundação, da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Viamão e de um Professor que participou das ações educativas da exposição e que pôde trabalhar com os seus alunos as atividades propostas por essas ações, relatando a importância das suas experiências vividas na instituição, na escola e com os seus alunos. O estudo descreve as potencialidades no processo educacional em arte contemporânea em uma formação dedicada especialmente à comunidade onde está localizada a FVCB.
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Arte e Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O Amor Pela Arte: Os Museus de Arte na Europa e Seus Públicos. 3. ed. Porto Alegre: Zouk, 2018.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2019.
CANTON, Katia. Do Moderno ao Contemporâneo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. (Coleção temas da arte contemporânea).
CARVALHO, Cristina. Quando a Escola Vai ao Museu. Campinas, SP: Papirus, 2016.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: Uma Introdução. São Paulo: Martins, 2005.
KREMER, Margarita Santi. Ações Educativas com a arte contemporânea na Sala dos Pomares. Revista Pomares, Porto Alegre, ed. 1. n. 05, 2021.
LOPONTE, Luciana Gruppelli. Desafios da Arte Contemporânea para Educação: Práticas e Políticas. Revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas (AAPE/EPAA), v. 20, n.42, p.1-19, 2012. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v20n42.2012
MEURA, Ana Paula. Relação Entre o Ensino Formal e o Ensino Não Formal: Reflexões Sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Porto Alegre, 2011.
MEURA, Ana Paula; BIBERG, Carolina; KREMER, Margarita. Fundação Vera Chaves Barcellos: Experiências em Arte Contemporânea e Sua Contribuição Educativa. Revista Pomares, Porto Alegre, n. 3-4, p. 141-143, 2016.
ROSA, Nei Vargas. O Que é Contemporâneo no Colecionismo de Arte Contemporânea? Revista Estado da Arte, Uberlândia, v.1, n.1, p. 97-109, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/EdA-v1-n1-2020-55511
TEDESCO, Elaine. KIEFER, Luísa. Eu Estou Aqui Agora: I am here now. Viamão: Fundação Vera Chaves Barcellos, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Priscila Carla Gomes Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.