TRAJETÓRIAS E HISTÓRIAS DO PROJETO DE EXTENSÃO DIÁLOGOS EMERGENTES: ENCONTROS DE DOCENTES DE ARTES CÊNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Docência, Artes Cênicas, Educação Básica.Resumo
O texto discorre sobre a experiência no Diálogos Emergentes: Encontros de Docentes de Artes Cênicas da Educação Básica, Projeto de Extensão coordenado por docentes da Área de Teatro do Colégio de Aplicação da UFRGS que, desde 2020, realiza encontros para compartilhamento de experiências e intercâmbio de aprendizagens com professores(as) de Artes Cênicas que atuam em escolas das redes pública e privada de diferentes cidades do Brasil. O objetivo do projeto é fomentar trocas entre docentes que atuam no contexto escolar, acreditando que o diálogo entre esses profissionais possa ser uma das maneiras pelas quais o espaço para o ensino de Teatro e de Dança na escola torne-se cada vez mais presente e legitimado no contexto da Educação Básica.
Referências
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FREITAS, Luciane Prestes de. A escola como lugar de teatro: táticas de ocupação do espaço para o teatro como disciplina na Educação Básica. Dissertação (Mestrado). Orientação: Prof. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, 2014.
MOLINA, William Fernandes. Docência e ensino de teatro no Colégio de Aplicação da UFRGS (1954-1996): memórias emprestadas para uma narrativa sobre as bases de um projeto pedagógico. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
ROCHA, Fernanda Marília Gomes da. Produzir Processos, Processar Produtos: desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.