ADOLESCÊNCIA E(M) TEATRO: um estudo da recepção teatral dos adolescentes em relação ao espetáculo Adolescer

Autores

  • William Fernandes Molina Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Espectador, recepção teatral, adolescência.

Resumo

Este trabalho tem por objeto de investigação um espetáculo teatral gaúcho, há nove anos em cartaz, direcionado a espectadores adolescentes: Adolescer. Trata-se de um estudo qualitativo que analisa, por meio da recepção do público em relação à peça, os elementos constituintes da montagem para, assim, averiguar os aspectos que conferem sucesso ao espetáculo.  O estudo se desenvolve com base em teorias da recepção teatral e da pedagogia do espectador. A partir de questionários e de conversas em grupo realizados com espectadores, estabelecem-se os componentes da representação e fatores presentes na montagem que promovem a identificação do público, como os personagens ou situações da peça, além de se buscar traçar algumas características do adolescente atual. A adolescência mostrada na peça, a adolescência vivida nas realidades dos jovens e as inter-relações resultantes do processo de recepção teatral são os fatores motivadores deste trabalho.

Downloads

Publicado

04/10/2012

Como Citar

Molina, W. F. (2012). ADOLESCÊNCIA E(M) TEATRO: um estudo da recepção teatral dos adolescentes em relação ao espetáculo Adolescer. Seminário Nacional De Arte E Educação, (23), P. 452–459. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/118

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Arte e Performance