DANÇA E LINGUAGEM: PENSAMENTO, CORPO E PRODUÇÃO DE MUNDOS
Palavras-chave:
Dança, Linguagem, Produção de sentido.Resumo
Esta comunicação emerge de uma pesquisa em andamento no curso de doutorado em Educação e tem por objetivo refletir a relação entre dança e linguagem. Para tanto, com Heinz von Foerster, Jussara Setenta, Isabel Marques e Iraquitan Caminha, interroga a redução – ou simplificação – do fenômeno da linguagem à representação da palavra e ao campo da linguística para propor uma abordagem filosófica que considere o gesto poético do corpo como produtor de sentidos no e com o mundo. Compreender o acontecimento da dança como dimensão poética de linguagem é promover abertura de sentidos para outros mundos possíveis; é compreender a ação de dançar como produção de mundos.
Referências
CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. 10 lições sobre Merleau-Ponty. Editora Vozes, 2019.
FOERSTER, Heinz von. Visão e conhecimento: disfunções de segunda ordem. In: Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 59-74, 1996.
KATZ, Helena. Prefácio. In: SETENTA, Jussara Sobreira. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Edufba, 2008.
LEPECKI, André, Planos de Composição. In: LEPECKI, André et al. Cartografias–Rumos Itaú Cultural Dança 2009-2010. São Paulo: Itaú Cultural, 2010.
LE BRETON, David. As paixões ordinárias: antropologia das emoções. Petrópolis: Vozes, 2009.
MARQUES, Isabel A. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: Blucher, 2012.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
NANCY, Jean-Luc. El arte hoy. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Prometeo Libros, 2014.
SETENTA, Jussara Sobreira. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Edufba, 2008.