O DESAFIO DO PIBID DE ARTES VISUAIS NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES REMOTAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PELOTAS

Autores

  • Lilian Bandeira Rodrigues Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Ensino remoto, Ensino de artes visuais, Pibid.

Resumo

Logo ao iniciar o ano letivo de 2020, fomos todos obrigados a ficar em casa devido a pandemia do Covid 19. Com o passar dos dias, muitas profissões tiveram que se adaptar ao home office. Não foi diferente para os professores. Porém, o despreparo das escolas, a falta de conhecimentos tecnológicos, e falta de material para elaboração das aulas são apenas os problemas mais visíveis na trajetória da educação pública em tempos de isolamento.  Como bolsistas do Pibid, não tivemos a possibilidade de conhecer os alunos das escolas as quais estamos atuando. Nem mesmo através das tecnologias. Já que a há uma grande dificuldade de contato. As aulas são assíncronas, através de Facebook ou WhatsApp. Mas nem todos os alunos têm acesso a internet e mesmo aqueles que tem, não tem acesso livre, dependendo de terceiros para fazer as atividades. Diante desse diagnóstico inicial, foi muito difícil colaborar na elaboração dos planos de aula. A escolha de imagens para estar no plano de aula, também se tornou um novo obstáculo. As imagens deveriam ser pensadas para o programa enviado aos alunos quanto para o material impresso. E nesse contexto novamente barramos nos problemas de acesso dos alunos.  Quais as suas realidades durante a pandemia?

Referências

CANAIS GLOBO. Conectividade e 5G nas escolas públicas. Disponível em:https://canaisglobo.globo.com/assistir/futura/conexao/v/9712797/. Acesso em: 28 jul. 2021.

DIAGNOSTICO DA CONECTIVIDADE NA EDUCACAO. CONECTIVIDADE NA EDUCAÇÃO. São Paulo, SP. Disponível em: https://conectividadenaeducacao.nic.br/. Acesso em: 27 jul. 2021.

FERREIRA, M. D., & Guedes, A. O. Formação sem fôrma: a singularidade do processo de ser professor da Educação Infantil. Rev Elet, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 1-12, jan./abr. 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29757. Acesso em 06 jul. 2021.

PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Portal MEC, Brasília, DF: Pibid Apresentação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid . Acesso em 06 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Rodrigues, L. B. (2021). O DESAFIO DO PIBID DE ARTES VISUAIS NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES REMOTAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PELOTAS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 953. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/953

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.