Resquícios remanescentes em processos de transmissão; um caminho de Caminhos (1998/2017)

Autores

  • Luiza Romani Ferreira Banov ECA/USP - Artista do Corpo
  • Sayonara Pereira ECA/USP - pedagogia da dança

Palavras-chave:

Palavras Chave, Transmissão, Memória, Dança em deslocamento.

Resumo

Resumo: É possível afirmar que a dança transita corporalmente pela história. As grafias do movimento se deslocam no tempo e espaço de corpo a corpo, e neste sentido arquivos testemunhos e principalmente a oralidade corporal são elementos fundamentais para sua existência. O presente texto refere-se a um recorte, da pesquisa de Doutorado em andamento no PPGAC-ECA-USP denominada “Grafias da dança em deslocamento: memória transmissão e experiência” orientada pela Profa. Dra. Sayonara Pereira. Assim elaboramos reflexões relativas ao processo de transmissão da obra cênica Caminhos (1998), que foi criada e dançada pela coreógrafa Sayonara Pereira (1960), transmitida à bailarina e doutoranda Luiza Banov (1985) no ano de 2017.

Referências

CAMARGO, Andréia. A não história da dança ou a historiografia dos restos. In: Coleção corpo e cena. (org. Lenira Rengel e Karin Thrall). Vol.5. Guararema, SP: Anadarco, 2013.

LUNAY, Isabelle. A elaboração da memória na dança contemporânea e a arte da citação. Bienal SESC de Dança, 2009.

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Publicado

2018-11-16

Como Citar

Banov, L. R. F., & Pereira, S. (2018). Resquícios remanescentes em processos de transmissão; um caminho de Caminhos (1998/2017). 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.433–437. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/570

Edição

Seção

Pesquisa Com Trabalho Prático Comentado, Cultura Popular

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