Formação continuada em Arte na Educação Infantil: Experiências do Programa Institucional Arte na Escola Polo FURB com Artes Visuais, Tecnologia e Música

Autores

  • Lindamir Aparecida Rosa Junge FURB
  • Rozenei Maria Wilvert Cabral FURB
  • Tiago Pereira FURB
  • Anderson Devegili FURB
  • karoline Kropp FURB
  • Ana Flávia Rodrigues Costa

Palavras-chave:

Palavras-chave, Formação Continuada, Educação Infantil, Ensino de Arte.

Resumo

Resumo: Mediante este artigo discute-se as experiências vivenciadas pelo Projeto Arte na Escola – Polo da Universidade Regional de Blumenau – FURB, na formação continuada para professores de Educação Infantil dos municípios de Gaspar e Indaial – Santa Catarina, em 2018. Participaram das formações 45 professores unidocentes de Educação Infantil da SED de Indaial e 32 da SEMED de Gaspar, em encontros mensais para pensar a sua própria formação. Objetiva-se refletir sobre a formação estética dos professores da Educação Infantil, a sensibilização para com a arte desencadeada a partir da formação continuada, bem como socializar procedimentos metodológicos, que se tornaram significativos no processo de formação continuada, sobretudo aqueles voltados a Tecnologia, Música e Artes Visuais.

Referências

CERVI, Giceli Maria; SILVA, Vera Lúcia de Souza. In CERVI, Giceli Maria; STOPASSOLI [et al] (Orgs.). Formação docente: qualificando conceitos em diferentes tempos e espaços. Blumenau: Edifurb, 2013.

FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. A educação musical do século XX: os métodos tradicionais. In: JORDÃO, Gisele; ALLUCCI, Renata; MOLINA, Sérgio; TERAHATA, Adriana (orgs.). A música na escola. São Paulo: Alucci & Associados Comunicações, 2012.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Teoria

e prática do ensino da arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2010.

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2012.

MATTAR, Sumaya. Cartografia e autoria docente. A imaginação criadora nos processos de planejamento de ensino. In: MATTAR, Sumaya; ROIPHE, Alberto. Arte e Educação: ressonâncias e repercussões. São Paulo, Eca – USP, 2016.

MEIRA, Mirela Ribeiro; SILVA, Úrsula Rosa; CASTEL, Cleusa Peralta (Orgs.). Transprofessoralidades: sobre metodologias do ensino da arte. Pelotas: Ed. Universitária UFPEL, 2013.

OLIVEIRA. Andréia Machado. Projetos Pedagógicos em Arte, Educação e Tecnologia. In.: BIAZUS, Maria Cristina V. Projeto Aprendi – Abordagens para uma Arte/ Educação Tecnológica. Porto Alegre: Editora Promoarte, 2009.

PILLOTTO, Sílvia Sell Duarte (org.) Linguagens da arte na infância. Joinville: UNIVILLE, 2007.

SILVA, Rodrigo Moreira da. Ratoeira não me prende, que eu não tenho quem me solta: música de tradição oral e identidade cultural no litoral de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado PPGMUS Udesc. Florianópolis, 2009.

URIARTE, Mônica; NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla; KUPIEC, Anne. Mediação Cultural: função de mestre explicador ou ação de mestre emancipador? In.: NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla (Orgs.). Mediação cultural, formação de leitores e educação estética, 1.ed. - Curitiba: CRV, 2016.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Rosa Junge, L. A., Cabral, R. M. W., Pereira, T., Devegili, A., Kropp, karoline, & Costa, A. F. R. (2018). Formação continuada em Arte na Educação Infantil: Experiências do Programa Institucional Arte na Escola Polo FURB com Artes Visuais, Tecnologia e Música. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.151–165. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/566

Edição

Seção

Pesquisa em Andamento, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.